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A Psicologia Evolutiva, segundo Palacios (1995), é a parte da Psicologia que se ocupa do estudo dos processos de mudança psicológica que ocorrem ao longo da vida humana. Para os psicólogos evolutivos, interessam, os processos de desenvolvimento das pessoas, o seu crescimento e as suas experiências vitais significativas.
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Os adultos têm tendências mais voláteis e são altamente suscetíveis à conformidade grupal, apresentando menor independência social. Por outro lado, a socialização de adolescentes é menos intensa, pois eles já estabeleceram completamente sua independência e identidade social, não sendo propensos a se conformar com grupos para ganhar aceitação.
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Os aspectos do desenvolvimento humano (físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social) estão interrelacionados. A criança usando chupeta expressa um aspecto físico-motor, enquanto aquela que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo envolve o aspecto intelectual. A vergonha, em certas situações, exemplifica o aspecto afetivo-emocional, e a reação de uma criança sozinha em um grupo ilustra o aspecto social. Esses aspectos influenciam-se mutuamente.
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Estudos demonstram que, para que meninas desenvolvam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é necessário uma carga genética mais significativa ou variantes genéticas com impactos mais severos em comparação aos meninos. Essa constatação contribui para a compreensão da discrepância na prevalência do TEA entre os gêneros, observando-se que atualmente existem aproximadamente 3 a 4 vezes mais diagnósticos de autismo em meninos do que em meninas.
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Quando uma criança ultrapassa os 2 anos de idade, é comum observar sua familiaridade com atividades e brincadeiras, bem como o reconhecimento das pessoas em seu convívio. Na vida escolar, ela pode manifestar suas habilidades psicomotoras e pedagógicas. Contudo, a falta de interesse nas atividades em sala de aula, pouca interação com colegas e professores, dificuldades na coordenação motora, na identificação de letras, no desenvolvimento da fala e na adaptação a diferentes ambientes, bem como a perda ou esquecimento de habilidades previamente adquiridas, podem ser sinais indicativos de desafios ou dificuldades que requerem atenção e avaliação mais aprofundada.