Questões de Concurso
Filtrar
292 Questões de concurso encontradas
Página 13 de 59
Questões por página:
Considerando o caso hipotético apresentado, julgue o seguinte item, referente à psicologia do desenvolvimento e a teorias e técnicas psicoterápicas.
Em se tratando de desenvolvimento infantil, é correto afirmar que Beto ainda não alcançou, em seu comportamento, a capacidade de planejamento dirigida ao objetivo, visto que tal capacidade só é desenvolvida aos 5 anos de idade.
Segundo René Spitz, analise as afirmativas a seguir:
I. O estágio pré-objetal ou o estágio sem objeto, em que predomina a não diferenciação entre o externo e o interno, entre o eu e o não eu. Isso acontece dentro dos primeiros três meses de vida, em que o bebê é, basicamente, vocal.
II. Estágio precursor do objeto, acontece quando a criança começa o processo de imitar sons de sua mãe. Inicia-se com o tempo o que é chamado de a resposta sorrindo. Essa resposta ocorre quando a criança reconhece o rosto da mãe e sorri para ela. Isso é significativo porque demonstra que houve uma ligação feita no psiquismo por meio da memória. É nessa fase que Spitz descreve o papel central da imitação e da identificação, até mesmo para preparar as condições da próxima fase do desenvolvimento, que culminaria com a aquisição da linguagem.
III. Estágio do objeto libidinal, a partir do período de oito a 15 meses, a criança começa a imitar palavras usadas por sua mãe e “distingue, claramente, um amigo de um estranho” (Spitz,1965/1991, p.111). Essa fase se encerra com o estabelecimento do terceiro organizador psíquico, a aquisição da linguagem.
Assinale a alternativa correta:
"... estratégias de ação generalizáveis, [que] correspondem no comportamento às estruturas biológicas e transformam-se constantemente, evoluindo... até padrıes interiorizados de pensamento..." (Palangana,2015, p.19).
Assinale a alternativa que contém a resposta correta sobre a que conceito se refere a citação:
I. O objetivo principal é fornecer um meio para avaliar o desenvolvimento infantil e identificar eventuais atrasos ou desvios em relação ao padrão esperado para cada faixa etária.
II. É útil para detectar problemas potenciais que possam exigir intervenções adequadas, como a estimulação de determinadas habilidades.
III. De acordo com a escala do desenvolvimento, com 40 semanas de vida, espera-se que a criança apresente o comportamento de linguagem de duas “palavras” além de “papá” e “mamã”.
IV. Com 52 semanas de vida, espera-se que a criança coopere com o ato de ser vestida.
V. O uso dessa escala isoladamente do uso de outros métodos já é suficiente para fazer diagnósticos acerca do desenvolvimento infantil.