Filtrar


Questões por página:

A palavra Inteligência no dicionário, é um substantivo feminino e quer dizer: capacidade de compreender e resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações. Sobre o conceito de Inteligência, avalie as afirmativas abaixo e marque V ou F:

(__) O conceito de inteligência se resume em testes de quociente de inteligência

(__) As funções executivas, visam ao controle e a regulação do processamento da informação no cérebro.

(__) A capacidade humana de conceituar, organizar, desenvolver e memorizar é determinada pela inteligência.

(__) Os testes medem vários aspectos da inteligência, mas não conseguem alcançar outros aspectos do comportamento, como criatividade e motivação.

Para uma criança agir através de seus aspectos psicológicos, psicomotores, emocionais, cognitivos e sociais, precisa ter um corpo "organizado". A esse aspecto, a Psicomotricidade nomeia de Esquema Corporal. Sobre o desenvolvimento do Esquema Corporal podemos afirmar:

A psicologia do desenvolvimento estuda as mudanças cognitivas, emocionais e sociais ao longo do ciclo vital. Erik Erikson é conhecido por sua teoria do desenvolvimento psicossocial, que abrange oito estágios. Qual dos estágios descritos por Erikson é característico da adolescência?
A partir das teorias da aprendizagem, verifica-se que a cognição é o que permite aos indivíduos produzir um sentido de si e estabelecer relações com o mundo de modo interdependente.
Quando se afirma que o conhecimento, a partir do desenvolvimento da cognição, é resultado da interação do individuo com os distintos objetos do mundo, não dependendo unicamente da herança genética nem apenas das relações sociais, sendo acumulativo e de assimilação, é porque a abordagem da aprendizagem é
Lev Vygotsky foi um psicólogo que desenvolveu estudos sobre a infância, os quais apresentaram contrapontos importantes às teorias do desenvolvimento fundantes da Psicologia clássica. Um dos elementos centrais de sua teoria é a linguagem, que, para ele, exerce uma função mediadora.
A partir do desenvolvimento de uma teoria da linguagem, Vygotsky constrói princípios teóricos para o desenvolvimento infantil, sendo um deles o de Zona de Desenvolvimento Próximo ou Proximal (ZDP), cujo conceito está adequadamente expresso em: