Questões de Concurso
Filtrar
341 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 69
Questões por página:
1. Período sensório-motor
2. Período pré-operatório
3. Período operatório concreto
4. Período operatório formal
( ) Nesse período, as estruturas mentais restringem-se ao domínio dos objetos concretos, das percepções e atos concretos. Predominam os atos reflexos congênitos, e surgem gradativamente os primeiros hábitos motores, os primeiros esquemas perceptivos organizados e os afetos diferenciados.
( ) Um objeto ou um acontecimento passam a ter um "significado", representado por um "significante" específico (geralmente uma palavra), que serve apenas para essa representação. Surgem e desenvolvem-se, portanto, a linguagem, as imagens mentais, os gestos simbólicos, entre outras funções.
( ) Nessa fase, tornam-se possíveis os sistemas lógicos e abstratos mais desenvolvidos do pensamento. Tais sistemas podem incluir complexas combinações de classes e sistemas de transformação de proposições lógicas, como operações inversas, negativas, recíprocas e contrárias.
( ) É o início do pensamento 1ógico, denominado por Piaget "operações intelectuais concretas". A socialização desenvolve-se plenamente por meio da escola ou fora dela, surgindo o sentido de cooperação social.
Assinale a opção correta:
As teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky são pilares para a psicologia do desenvolvimento, com visões distintas sobre aprendizagem e o papel social. A partir dessas teorias, registre V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(__)Vygotsky descreve o desenvolvimento cognitivo por meio de estágios universais e de base predominantemente biológica.
(__)A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky é a distância entre o que o indivíduo faz sozinho e o que faz com ajuda.
(__)Piaget postula que a linguagem é a ferramenta primordial que organiza e direciona o pensamento lógico.
(__)Para Piaget, a aprendizagem é um processo que depende do nível de desenvolvimento prévio das estruturas mentais do sujeito.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
(__)O esquema corporal é uma intuição de conjunto ou um conhecimento imediato que temos do nosso corpo em estado estático e em movimento, na relação de suas partes entre si e em sua relação com o espaço e os objetos que o rodeiam.
(__)A estruturação do esquema corporal é um processo puramente maturacional, que ocorre de forma automática com o crescimento da criança, independentemente das experiências motoras e das interações com o meio.
(__)Um esquema corporal mal estruturado pode ser a causa de dificuldades na aprendizagem escolar, como problemas de orientação espacial na escrita, disgrafias e dificuldades na aquisição de noções temporais.
(__)A educação psicomotora deve visar à tomada de consciência e ao ajustamento do esquema corporal, por meio de experiências que envolvam a exploração do próprio corpo, a percepção do espaço, do tempo e dos objetos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo: