Filtrar


Questões por página:

Sobre a linguagem egocêntrica nos intercâmbios verbais com o adulto e os intercâmbios entre crianças, analise o quadro sobre os ditos de Hans no curso de seu quarto ano de vida apresentado por Piaget:

 

(Fonte: Piaget,1989, p.39.)

No total, e sem distinguir as relações com adultos e com crianças, o coeficiente de egocentrismo passa, no curso do quarto ano de vida, de:

No sentido mais geral, amplia-se a reflexão sobre a aprendizagem para um terreno de grande potencial. Sabe-se que a Antropologia, a Linguística e a Psicanálise têm deixado de lado o tema que é considerado o “tabu” do conhecimento. Com isso, pode-se considerar o problema de aprendizagem como um sintoma. Os fatores fundamentais que precisam ser levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem são os, EXCETO:
A seguir, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. Sabe-se que a Psicologia do Desenvolvimento é uma disciplina básica dentro da Psicologia, pois é permitido conhecer e trabalhar:

( ) Tanto com crianças, adolescentes e adultos.

( ) Oferecendo inúmeras opções de aplicação prática de nossa ciência, tanto no trabalho profissional como psicólogos (clínico e escolares), ou ainda orientando profissionais de áreas afins.

( ) Educando e auxiliando, a fim de demonstrar quais as habilidades, capacidades e limitações de cada faixa etária nos vários aspectos de personalidade (motores, emocionais, intelec-tuais, etc.)

( ) Estabelecer programas escolares e metodologia de ensino adequadas, bem como programas esportivos e recreativos.

( ) É uma ciência que é abrangente e pode ter uma série de aplicações práticas.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA.
Para Rappaport (1981), a Psicologia do Desenvolvimento se define como, EXCETO:
As principais contribuições teóricas pioneiras do desenvolvimento humano são: