Questões de Concurso
Filtrar
280 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 56
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
Psicologia
Pensar o desenvolvimento humano envolve considerar elementos sociais, culturais, biológicos, emocionais. As teorias psicológicas têm se dedicado ao estudo desse fenômeno através de diferentes perspectivas teóricas, as quais partem de um campo de compreensão diferente, como algo que ocorre primeiramente no indivíduo, a exemplo da psicanálise e da teoria piagetiana, em outras o foco recai nas relações sociais, a exemplo da perspectiva sócio histórica cultural de Vygotsky. Seguindo a linha de raciocínio, é CORRETO afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
Psicologia
Todas as análises wallonianas mostram a relação complementar e recíproca entre os fatores orgânicos e socioculturais, o que é coerente com os pressupostos do materialismo dialético que sustenta os estudos do autor: "a integração genético-social é o resultado da oposição que obriga aquilo que existe a se modificar para continuar a existir" (Wallon,1990, p.129). São três as leis de desenvolvimento reguladoras da sequência dos estágios. Assim, é CORRETO afirmar que as leis são:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
Psicologia
Na Teoria do desenvolvimento de Henry Wallon, uma das principais contribuições foi a sua concepção de que o desenvolvimento humano não ocorre de forma linear, mas sim por meio de ciclos. Para tanto, ele dividiu o desenvolvimento em seis estágios ou etapas. Assim, é CORRETO afirmar que os estágios são:
Concurso:
Prefeitura de Dourados - MS
Disciplina:
Psicologia
Para Vigotsky, o pensamento da criança e do adolescente são invertidos do ponto de vista da memória, de modo que, na infância, o ato de pensar é compreendido como lembrar e, na adolescência, o ato de lembrar é entendido como:
Concurso:
Prefeitura de Primavera do Leste - MT
Disciplina:
Psicologia
Compreende-se a autoestima como um juízo pessoal de valor, externado nas atitudes que o indivíduo tem consigo mesmo (Coopersmith,1967). É uma experiência subjetiva, à qual as pessoas têm acesso mediante relatos verbais e