Filtrar


Questões por página:
Sobre a Psicologia do Desenvolvimento, dentro da perspectiva piagetiana, leia os enunciados abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, a seguir, a resposta pertinente.

[ ] Linha teoria pautada pelo interacionismo, em que o conhecimento é resultado de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas.
[ ] Modelo biológico de desenvolvimento que objetiva encontrar a gênese do desenvolvimento intelectual.
[ ] No período de 1920 a 1950, Piaget dedicou se ao estudo experimental com crianças, tendo como foco primário o interesse pela aprendizagem da criança.
[ ] O desenvolvimento cognitivo é compreendido a partir de sua dinamicidade, posto que a inteligência existe na ação, modificando-se numa sucessão de estágios que compreendem: uma gênese, uma estrutura e a mudança das mesmas.
[ ] Em relação ao desenvolvimento mental, destacam-se três fatores: maturacional, experiência ativa dos sujeitos sobre os objetos e fator interacional. No caso específico do fator maturacional, observa-se que ele não possui relação com a sistematização dos estágios que caracterizam esse desenvolvimento.
Visualizar Questão Comentada
Os movimentos de: rastejar, engatinhar e marcha ereta são habilidades de qual fase do desenvolvimento motor?
Visualizar Questão Comentada
Durante a elaboração de um plano de orientação vocacional para estudantes do ensino médio, a psicóloga utiliza a teoria psicossocial de Erik Erikson para identificar tarefas normativas dessa fase e formular intervenções que fortaleçam o senso de identidade; com base nessa perspectiva, assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
Com base nos estudos de Lev Vygotsky, um dos pilares da psicologia do desenvolvimento, a construção das funções psicológicas superiores na criança é um processo que envolve a interação entre fatores biológicos, sociais e culturais. Vygotsky propõe que o desenvolvimento humano não ocorre de forma isolada, mas é profundamente influenciado pelo ambiente em que o indivíduo está inserido. Ele destaca a importância de instrumentos culturais, como a linguagem, e de interações mediadas por parceiros mais experientes, que auxiliam a criança a avançar em suas capacidades cognitivas. No entanto, a teoria não desconsidera a relevância de outros elementos, como as predisposições biológicas e a maturação do indivíduo. De acordo com a teoria de Vygotsky, o elemento essencial para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores na criança é a
O desenvolvimento social na infância envolve a construção de habilidades interpessoais e emocionais. Assinale a alternativa correta.