Questões de Concurso
Filtrar
316 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 64
Questões por página:
(__)O apego seguro na infância está associado a relações interpessoais mais saudáveis na vida adulta.
(__)Crianças que passam por negligência afetiva não apresentam impactos no desenvolvimento emocional.
(__)O desenvolvimento da empatia na infância está relacionado às interações sociais e ao ambiente familiar.
(__)A teoria do desenvolvimento de Erik Erikson considera que a primeira infância é marcada pelo conflito entre confiança e desconfiança.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
(__) O apego seguro na infância está associado a relações interpessoais mais saudáveis na vida adulta.
(__) Crianças que passam por negligência afetiva não apresentam impactos no desenvolvimento emocional.
(__) O desenvolvimento da empatia na infância está relacionado às interações sociais e ao ambiente familiar.
(__) A teoria do desenvolvimento de Erik Erikson considera que a primeira infância é marcada pelo conflito entre confiança e desconfiança.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Carlos, um aluno de 10 anos, apresenta um quadro de surdez congênita. Desde os primeiros anos escolares, enfrentou dificuldades de comunicação, pois sua família não teve acesso a recursos para aprender Libras e a escola não oferecia apoio adequado. Com o tempo, ele desenvolveu insegurança e passou a evitar interações sociais, o que comprometeu o seu desempenho acadêmico e a sua autoestima.
Com base na teoria de Vygotsky, a dificuldade emocional e social desenvolvida por Carlos como consequência da falta de suporte adequado diante de sua realidade é um exemplo de
Ana é uma psicóloga infantil que estuda o comportamento de crianças em diferentes contextos. Em suas pesquisas, ela percebe que o desenvolvimento infantil não acontece de maneira linear, mas sim por avanços e retrocessos, com momentos de crise e contradição. Além disso, nota que fatores biológicos e sociais interagem constantemente, influenciando o desenvolvimento das crianças de maneiras diversas e dinâmicas.
Para o autor Henri Wallon, nesse cenário observado pela psicóloga, considerando a existência de fenômenos contraditórios, orgânicos e sociais, a melhor atitude metodológica a ser utilizada é