Filtrar


Questões por página:
João, de 14 meses, foi levado ao pediatra por seus pais, que estão preocupados com alguns comportamentos dele. João não responde ao seu nome, apresenta pouco contato ocular, raramente sorri e parece mais interessado em objetos do que em pessoas. Além disso, ele tem pouca vocalização e não tenta imitar sons ou gestos. Com base nessas observações e na literatura existente, qual seria a avaliação mais provável do desenvolvimento de João?
“[...] o momento de maior significado no curso do desenvolvimento intelectual, que dá origem às formas puramente humanas de inteligência prática e abstrata, acontece quando a fala e a atividade prática, então duas linhas completamente independentes de desenvolvimento, convergem” (Vygotsky,2002, p.33). Assim, é CORRETO afirmar que:
Pensar o desenvolvimento humano envolve considerar elementos sociais, culturais, biológicos, emocionais. As teorias psicológicas têm se dedicado ao estudo desse fenômeno através de diferentes perspectivas teóricas, as quais partem de um campo de compreensão diferente, como algo que ocorre primeiramente no indivíduo, a exemplo da psicanálise e da teoria piagetiana, em outras o foco recai nas relações sociais, a exemplo da perspectiva sócio histórica cultural de Vygotsky. Seguindo a linha de raciocínio, é CORRETO afirmar que:
Todas as análises wallonianas mostram a relação complementar e recíproca entre os fatores orgânicos e socioculturais, o que é coerente com os pressupostos do materialismo dialético que sustenta os estudos do autor: "a integração genético-social é o resultado da oposição que obriga aquilo que existe a se modificar para continuar a existir" (Wallon,1990, p.129). São três as leis de desenvolvimento reguladoras da sequência dos estágios. Assim, é CORRETO afirmar que as leis são:
Na Teoria do desenvolvimento de Henry Wallon, uma das principais contribuições foi a sua concepção de que o desenvolvimento humano não ocorre de forma linear, mas sim por meio de ciclos. Para tanto, ele dividiu o desenvolvimento em seis estágios ou etapas. Assim, é CORRETO afirmar que os estágios são: