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De acordo com Dejours (1992), na vivência e no discurso dos trabalhadores, é possível descrever sofrimentos importantes através de dois sintomas. São os dois sintomas apontados pelo autor:
As repercussões de condições de trabalho sobre afetividade do trabalhador estão bem organizadas em revisões da literatura que tratam sobre temas de saúde mental no trabalho, como o estresse emocional. Sobre este tema é incorreto afirmar:
Com o objetivo de direcionar o colaborador para uma função em que poderá render mais, o método possibilita aumentar a motivação e a produtividade, diminuir a rotatividade, evitar sobrecarga de trabalho e estagnação. A que conceito ligado a gestão de pessoas relacionamos corretamente o conceito acima?
“ O que tratamos de estudar é a posição dos sujeitos na relação de trabalho e, mais precisamente, o espaço possível do sujeito para utilizar-se do trabalho como ‘ressonância metafórica’ na cena da angústia e do desejo. Ou, ainda, estudar os obstáculos que o trabalho coloca para essa ‘ressonância metafórica’ e que parecem-nos ser um elemento determinante do poder estruturador ou desestruturador do trabalho em relação à economia psíquica dos trabalhadores.” (DEJOURS,1987, pg.09). Podemos relacionar o texto unicamente à seguinte afirmação:

O trabalho no setor público no Brasil é marcado por práticas clientelistas na gestão pública e atualmente, por um discurso neoliberal de privatização do serviços públicos. Esse quadro é o contexto que está provocando o adoecimento dos trabalhadores. Chanlat (2002) discorreu sobre este adoecimento, apontando a desmotivação (mas podemos pensar também em termos de sofrimento e adoecimento) dos servidores públicos. Avalie as afirmações a seguir e julgue quais são, com certeza, causas do adoecimento dos servidores públicos.


I – O aumento da carga de trabalho, em razão da redução do pessoal e dos novos imperativos de desempenho e produtividade;

II – A conivência dos usuários com a má qualidade dos serviços oferecidos e a obediência à hierarquia bastante presente fortalecem a coesão social;

III – A modificação da auto imagem do trabalhador, afetada pelo discurso sobre sua suposta ineficiência e sua fraca produtividade;

IV – Forte apoio social oferecido pelos colegas, superiores, subordinados ou usuários dos serviços, o que parece enfraquecer a terceirização, fortalecendo as equipes de trabalho;

V – A difusão de formas empresariais de gestão no poder público, ameaça a essência do serviço público: a imparcialidade, o tratamento igualitário e o interesse geral como foco.