Filtrar


Questões por página:
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) integra a Política Nacional de Saúde Mental e busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é garantir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade. São objetivos gerais da Rede de Atenção Psicossocial:
Visualizar Questão Comentada
O asilamento é um processo complexo, que envolve questões no âmbito biopsicossocial e afetivo e que, no cuidado com o idoso asilado, é necessário a compreensão e o entendimento desse indivíduo em sua totalidade. No Brasil, o Estatuto do Idoso tem um capítulo que trata da questão do asilamento do idoso. Trata-se do Capítulo II - Das Entidades de Atendimento ao Idoso. Elas são divididas em dois tipos: as de longa permanência e as de atendimento. São obrigações das entidades de longa permanência (asilamento):
Visualizar Questão Comentada
A prática da Terapia Comunitária Integrativa integra, desde 2008, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde. Tem se revelado, para os gestores de saúde e a comunidade, um instrumento de grande valor estratégico, uma preciosidade rumo à efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS), respondendo, neste universo, a importantes diretrizes como a equidade e universalidade, grandes fontes de inclusão e cidadania.
Avalie se são fases da Terapia Comunitária Integrativa:
I. Acolhimento. II. Problematização. III. Encerramento.
Está correto o que se afirma em
Visualizar Questão Comentada
A Portaria nº 3088/2011-GM/MS institui a Rede de Atenção Psicossocial para atenção em Saúde Mental em diferentes espaços. De acordo com as diretrizes dessa portaria
Visualizar Questão Comentada
A perda do emprego e o acúmulo de dificuldades financeiras levaram Sérgio à depressão e ao alcoolismo. Sérgio saiu de casa, que ficava em uma grande metrópole, e foi encontrado por sua família dias depois, na rua, embriagado, machucado e com ideias de ruína.
Com fundamento na Portaria nº 3588/2017-GM/MS e considerando a rede de atenção psicossocial disponível, o atendimento a Sérgio deverá ser conduzido
Visualizar Questão Comentada