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Concurso:
Prefeitura de Indaiatuba - SP
Disciplina:
Psicologia
De acordo com dados do Censo 2022 (IBGE) e do Censo Escolar (Inep,2023), o Brasil apresenta significativa diversidade social, cultural, étnica, linguística e de condições físicas, sensoriais e cognitivas entre seus cidadãos. No contexto educacional, cerca de 1,8 milhão de matrículas correspondem a estudantes público-alvo da educação especial, que frequentam majoritariamente classes comuns do ensino regular. Considerando as concepções de educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir.
I. A inclusão implica reestruturar a escola em todos os seus aspectos: físico, pedagógico e organizacional, para atender às necessidades de todos os estudantes, deslocando o foco da adaptação do aluno para a adaptação do sistema escolar.
II. A educação especial, na perspectiva inclusiva, atua como modalidade transversal ao ensino regular, prestando apoio por meio do atendimento educacional especializado e colaborando com o professor da sala comum.
III. A integração escolar e a inclusão são conceitos incompatíveis, sendo que a inclusão implica a supressão das modalidades de ensino especial e regular.
IV. A avaliação do estudante com deficiência deve respeitar suas necessidades e potencialidades, contemplando flexibilização curricular e metodologias diferenciadas, sem reduzir objetivos de forma a promover aprovação automática.
Está correto o que se afirma apenas em
I. A inclusão implica reestruturar a escola em todos os seus aspectos: físico, pedagógico e organizacional, para atender às necessidades de todos os estudantes, deslocando o foco da adaptação do aluno para a adaptação do sistema escolar.
II. A educação especial, na perspectiva inclusiva, atua como modalidade transversal ao ensino regular, prestando apoio por meio do atendimento educacional especializado e colaborando com o professor da sala comum.
III. A integração escolar e a inclusão são conceitos incompatíveis, sendo que a inclusão implica a supressão das modalidades de ensino especial e regular.
IV. A avaliação do estudante com deficiência deve respeitar suas necessidades e potencialidades, contemplando flexibilização curricular e metodologias diferenciadas, sem reduzir objetivos de forma a promover aprovação automática.
Está correto o que se afirma apenas em
Ainda sobre o PAIF mencionado na questão anterior, é um serviço ofertado necessariamente:
Dentro da Tipificação nacional de Serviços Socioassistenciais, divididos por níveis de complexidade, encontramos o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), enquadrado como Proteção Social Básica, que tem por objetivos:
I. Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas.
II. Apoiar famílias que possuem dentre seus membros indivíduos que necessitam de cuidados, por meio do atendimento individual e personalizado do necessitado.
Está(ão) correto(s):
I. Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas.
II. Apoiar famílias que possuem dentre seus membros indivíduos que necessitam de cuidados, por meio do atendimento individual e personalizado do necessitado.
Está(ão) correto(s):
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Psicologia
Questão Anulada
No âmbito escolar, a prática do bullying vem preocupando alunos, pais e professores, assim como a sociedade de maneira geral, devido aos danos que este tipo de violência vem causando na saúde e nas relações sociais de crianças e de adolescentes envolvidos (Alcantara, et al.,2019). Nesse contexto, analise as assertivas, considerando o papel do psicólogo escolar.
I. Apresentar ações de enfrentamento do bullying, com o apoio de profissionais de diversas áreas do conhecimento.
II. Explicar que, normalmente, o bullying ocorre em uma relação desigual de poder, sendo que a pessoa que sofre tal violência fica em situação de desvantagem, não conseguindo se defender.
III. Intervir junto aos conselhos tutelares para que minimizem os efeitos do bullying.
IV. Apresentar estudos que indicam que o bullying não afeta negativamente a saúde, a qualidade de vida, o desenvolvimento psicossocial e o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes e, por isso, o psicólogo não deve se preocupar com essas questões.
Assinale a alternativa que contem todos os itens corretos.
I. Apresentar ações de enfrentamento do bullying, com o apoio de profissionais de diversas áreas do conhecimento.
II. Explicar que, normalmente, o bullying ocorre em uma relação desigual de poder, sendo que a pessoa que sofre tal violência fica em situação de desvantagem, não conseguindo se defender.
III. Intervir junto aos conselhos tutelares para que minimizem os efeitos do bullying.
IV. Apresentar estudos que indicam que o bullying não afeta negativamente a saúde, a qualidade de vida, o desenvolvimento psicossocial e o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes e, por isso, o psicólogo não deve se preocupar com essas questões.
Assinale a alternativa que contem todos os itens corretos.
Concurso:
Prefeitura de Catalão - GO
Disciplina:
Psicologia
De acordo com Azevedo e Giesel (2019), a Psicologia Social Comunitária utiliza conceitualizações teóricas que orientam o desenvolvimento de práticas contextualizadas, ou seja, de maneira horizontal visa atender as demandas que emergem das relações sociais comunitárias.
Dessa forma, analise com quais itens a teoria e a prática inter-relacionam.
I. Com as políticas públicas II. Com o social e o ético III. Com as investigações individuais IV. Com o papel do psicólogo
Marque a alternativa que apresenta todos os itens que complementam o texto.
Dessa forma, analise com quais itens a teoria e a prática inter-relacionam.
I. Com as políticas públicas II. Com o social e o ético III. Com as investigações individuais IV. Com o papel do psicólogo
Marque a alternativa que apresenta todos os itens que complementam o texto.