Filtrar


Questões por página:
A reabilitação psicossocial é um dos eixos centrais das políticas de saúde mental e visa promover autonomia, cidadania e participação social das pessoas em sofrimento psíquico.

Sobre esse processo, é correto afirmar que:
A Política Nacional de Saúde Mental, ancorada na Reforma Psiquiátrica brasileira (Lei nº 10.216/2001) e nos princípios da atenção psicossocial, rompe com o modelo hospitalocêntrico e propõe uma compreensão ampliada do sofrimento psíquico, reconhecendo que as condições de vida, como moradia, trabalho, renda, vínculos afetivos e acesso à cultura, influenciam diretamente o bem-estar subjetivo e coletivo.

Considerando essa perspectiva, é correto afirmar que:
A inserção do psicólogo no Sistema Único de Saúde (SUS) exige uma atuação alinhada aos princípios da integralidade, equidade e universalidade. O trabalho em rede e as estratégias de matriciamento são fundamentais para a efetividade do cuidado em saúde mental.
Assim, analise as afirmativas a seguir sobre a atuação do psicólogo no SUS.

I. Nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (eNASF-AB), o psicólogo atua prioritariamente por meio do apoio matricial, discutindo casos e realizando intervenções conjuntas com as Equipes de Saúde da Família.
II. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são considerados dispositivos da Atenção Básica, sendo a porta de entrada preferencial para todos os usuários do SUS.
III. O psicólogo no SUS deve atuar de forma intersetorial, articulando o cuidado em saúde mental com outras políticas públicas, como Assistência Social e Educação.

Está CORRETO o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada
No âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a atuação do psicólogo é dividida conforme os níveis de complexidade da proteção social. A compreensão das atribuições específicas de cada equipamento é essencial para a prática profissional. Nesse contexto, o equipamento responsável pela Proteção Social Básica (PSB), que atua na prevenção de situações de risco e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, é o:

Promover a saúde, fortalecer a autonomia dos sujeitos, com respeito às diferenças, potencializando as capacidades individuais, sociais e coletivas, levando em conta o contexto real em que as pessoas vivem, trabalham e fazem a vida acontecer. Eis o grande desafio atual na atenção à saúde.


Esta perspectiva implica a superação do modelo hegemônico, centrado na doença, e nessa transição de paradigma, a intervenção do psicólogo deve se orientar pela seguinte premissa, sustentada pelos estudos sobre a saúde na contemporaneidade:

Visualizar Questão Comentada