Questões de Concurso
Filtrar
415 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 83
Questões por página:
I. Uma das ideias presentes no texto é a de que a violência psicológica causa sérios danos e distorções introduzidas no mapa psicológico da criança sobre o mundo.
II. Ignorar a criança, ou seja, privá-la de estimulação, reprimindo o desenvolvimento emocional e intelectual, é um dos comportamentos parentais tóxicos do ponto de vista psicológico infantil, conforme se pode inferir a partir dos dados do texto.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O texto procura destacar que o alienismo e a teoria da degenerescência introduziram concepções da loucura e da saúde social que possibilitaram uma revolução psiquiátrica e um tratamento verdadeiramente mais humano.
II. O texto apresenta ao leitor a ideia de que os projetos terapêuticos dos CAPS devem ser singulares, respeitando-se as diferenças regionais.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Na avaliação psicológica de crianças e de adolescentes em suposta situação de violência sexual, é imprescindível a análise de uma possível sugestionabilidade no relato da vítima e de situações de alienação parental que podem envolver falsas acusações.
II. Não é recomendável que o psicólogo utilize uma só técnica ou um só instrumento para realizar a avaliação psicológica, pois a utilização de métodos e técnicas combinados torna a avaliação mais completa.
Marque a alternativa CORRETA:
Frequentemente a população clama por maior policiamento e maior encarceramento como mecanismos de combate à delinquência, a despeito de diversas demonstrações de que as prisões fracassam no projeto de ressocialização e prevenção da reincidência.
Na perspectiva da genealogia dos poderes, esse fracasso do sistema carcerário explica-se pelo fato de que:
No campo da assistência social, podemos nos deparar com o emprego de categorias rígidas de classificação de sujeitos tipificados como criminosos, drogados, vagabundos, etc.
Em face de tais classificações, cabe lançar mão do pensamento crítico de Foucault, segundo o qual a subjetividade: