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Como mostram pesquisas, a segurança psicológica é um pré-requisito para uma performance adaptativa e inovadora, seja no plano individual, seja na equipe, seja na organização. Segundo Amy Edmondson (2020), o conceito de segurança psicológica nas organizações está relacionado a:
O gerente do setor X de uma empresa têxtil encaminhou um subordinado para o psicólogo da referida empresa, pois o mesmo vinha apresentando os seguintes comportamentos: dificuldade de comunicação, irritabilidade, agressividade verbal, desacato às normas e regras, absenteísmo e atrasos frequentes. Ao entrar na sala do psicólogo, o colaborador estava visivelmente irritado, manifestando agitação motora e agressividade verbal, queixando-se do gerente, dizendo que ele era autoritário, que não sabia se comunicar e que o clima de trabalho estava muito ruim, motivo pelo qual pediu ao psicólogo para transferi-lo de setor. Analisando o caso, tomando como referência a função do psicólogo nas organizações, é correto afirmar que ele deverá

Para instituir um Planejamento Estratégico para administração de talentos da sua organização, o Psicólogo Educacional deve seguir alguns passos. Quais destes você irá utilizar na sua organização?


I – Investir na formação de um bom líder. É importante que a equipe conte com gestores abertos ao diálogo, que exerçam uma liderança próxima e que estejam dispostos a entender as necessidades e capacidades da sua equipe;

II – Ter um bom local de trabalho, que valoriza os profissionais e que procura oferecer boas condições, tanto no mobiliário (cadeiras ergonômicas, mesas na altura correta, entre outros), como nas relações entre funcionário e empresa, têm mais chances de reter os melhores talentos;

III - O diálogo entre empresa e funcionários deve ser claro e objetivo. Os colaboradores precisam seguir ordens claras e hierarquicamente organizadas para participar ativamente da corporação. Uma boa maneira de estimular essa comunicação é implantar canais internos de comunicação;

IV - Um trabalho grande é comumente dividido em pequenos projetos desenvolvidos por diferentes equipes. No padrão de grandes times, todos permanecem focados apenas nas tarefas, sem ter uma visão global do trabalho;

V - É importante desenvolver um trabalho multidisciplinar, no qual os colaboradores possam mudar entre equipes e consigam desenvolver outras competências. Assim, eles se tornam profissionais muito mais completos e auxiliam a gestão quando a empresa precisar de determinadas habilidades.


Considerando os passos necessários ao planejamento de sua organização, estão corretos, apenas:

Qualquer coisa que se edifica precisa de pilares nos quais se sustenta. Da mesma forma é a gestão estratégica de pessoas, quando bem estruturada. Para que o resultado seja uma construção sólida e admirável, que leva o sucesso da empresa às alturas, existem cinco pilares de gestão estratégica de pessoas nas organizações que devem ser bem trabalhados.


Assinale a alternativa que descreve corretamente um dos cinco pilares da gestão estratégica de pessoas.

Investir no desenvolvimento de equipes é uma ação indispensável para qualquer instituição ou empresa que deseja manter seu crescimento e sua relevância na sociedade. Quanto mais capacitados os envolvidos estiverem, melhor.

Nesta questão apresentam-se os benefícios decorrentes do investimento no desenvolvimento de equipes. Avalie e assinale as alternativas a seguir.


I - Criar uma política de desenvolvimento de colaboradores, para que as competições entre eles internamente seja um critério para o crescimento de todos;

II - Equipes bem desenvolvidas geram profissionais mais qualificados fazendo com que alcancem patamares mais altos por estarem preparados intelectualmente para tal;

III - O processo de desenvolvimento constante de colaboradores propicia a formação de novos líderes e, melhor, de equipes independentes que dispensam a hierarquia;

IV - Desenvolver uma equipe envolve capacitá-la de modo que possa desenvolver suas tarefas com autonomia e excelência, pensando no bem de todos;

V - Os profissionais de hoje buscam a realização financeira, depois a realização profissional. Prezar por um bom clima de disputas internas é parte importante desse processo.


Estão corretas, apenas: