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Sobre a Psicologia comunitária, analise os itens a seguir:
I. A perspectiva da psicologia comunitária enfatiza que, em termos teóricos, o conhecimento se produza na interação entre o profissional e os sujeitos da investigação, e em termos de metodologia, utiliza-se sobretudo a pesquisa-participante, a pesquisa-ação e a análise institucional.
II. O papel do psicólogo comunitário é assumir a condição de facilitador da leitura crítica da sociedade em suas múltiplas determinações.
III. A saúde comunitária é um campo de trabalho que surge da compreensão de que a vida é marcada pelas contribuições, cosmovisões e práticas populares de cuidado das cosmovisões ancestrais e dos povos tradicionais, com leituras de populações minoritárias ou em situação de vulnerabilidade, isto é, da vida e dos modos de subjetivação das classes populares.
IV. A psicologia comunitária tem como proposta as metodologias participativas de leitura da realidade, como a observação e a pesquisa participantes, que permitiram a construção do processo de facilitação social, ao mesmo tempo se desenvolve o mapeamento psicossocial e se problematiza a realidade.
Assinale a assertiva CORRETA:
I. O trabalho de prevenção e atenção primária em saúde mental para a comunidade vulnerável a sofrer desastres naturais não interfere no processo de enfrentamento desses indivíduos ao vivenciarem uma situação de emergência. II. O acompanhamento psicológico da equipe de trabalho que intervém no desastre também é importante, visto que ela lida com situações extremas e imprevistas, que envolvem risco pessoal e responsabilidade com a integridade física e psicológica das pessoas. III. Alguns autores propõem que existem três fases que envolvem o desastre: o pré-evento, o durante e o pós-evento. O psicólogo que atua nesse contexto pode intervir somente durante e após o evento. IV. Na etapa pré-evento, as ações são voltadas para prevenir ou mitigar os futuros danos. Durante o evento, é possível realizar ações emergenciais; e a reconstrução das comunidades é realizada na etapa pós-evento.
É correto o que se afirma
INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 05.
Entretanto, para as visões que consideram o racismo um fenômeno institucional e/ou estrutural, mais do que a consciência, o racismo como ideologia molda o inconsciente. Dessa forma, a ação dos indivíduos, ainda que conscientes, "se dá em uma moldura de sociabilidade dotada de constituição historicamente inconsciente". Ou seja, a vida cultural e política no interior da qual os indivíduos se reconhecem enquanto sujeitos autoconscientes e onde formam os seus afetos é constituída por padrões de clivagem racial inserida no imaginário e em práticas sociais cotidianas. Desse modo, a vida "normal", os afetos e as "verdades" são inexoravelmente perpassados pelo racismo, que não depende de uma ação consciente para existir. (grifos do autor)
Fonte: ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen,2019.
Considerando-se a atuação do psicólogo diante do que o excerto acima apresenta como ideia central, pode-se afirmar que:
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta para o que se aplica sobre a atuação do psicólogo na Assistência Social.
( ) A Psicologia pode oferecer, para a elaboração e execução de políticas públicas de Assistência Social – preocupadas em promover a emancipação social das famílias e fortalecer a cidadania junto a cada um de seus membros –, contribuições no sentido de não considerar e não atuar sobre a dimensão subjetiva dos indivíduos, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania.
( ) Tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas.
( ) As práticas psicológicas devem categorizar, patologizar e objetificar as pessoas atendidas, e buscar compreender e intervir sobre os processos e recursos psicossociais, estudando as particularidades e circunstâncias em que ocorrem.
( ) Uma Psicologia comprometida com a transformação social toma como foco as necessidades, potencialidades, objetivos e experiências dos oprimidos.