Filtrar


Questões por página:
Analise as assertivas, considerando os campos de estudo sobre deficiência para a Psicologia, de acordo com Gesser et. al. (2019).

I. Dinamizar o conhecimento sobre deficiência, com base nas contribuições antropológicas e sociológicas, equilibrando o jogo de forças entre as perspectivas biomédica e sociais, no estudo da deficiência como categoria social.
II. Romper com a dicotomia ainda vigente entre desenvolvimento psicológico normal/anormal, típico/atípico, tendo em vista perspectivas como a da “neurodiversidade”.
III. Aplicar as teorias do desenvolvimento já existentes sobre a constituição do sujeito/personalidade e psicopatologia.
IV. Ampliar o horizonte ético, na formação e atuação do psicólogo, pela defesa da educação inclusiva, que remete à valorização da diversidade, ao cuidado e à vida interdependente, como uma condição humana.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Visualizar Questão Comentada
Ao falar em processo grupal e não em grupo ou dinâmica de grupo, Lane (1981; 1984) se posiciona, trazendo para o centro da discussão o caráter histórico e dialético do grupo. Não se trata apenas de diferença na denominação, mas uma diferença profunda no fenômeno estudado (Martins,2007).

A partir dessa perspectiva, analise as assertivas.

I. O próprio grupo é uma experiência histórica, que se constrói num determinado espaço e tempo.
II. O próprio grupo é fruto das relações que vão ocorrendo no cotidiano.
III. O próprio grupo articula aspectos pessoais, características grupais, vivência subjetiva e realidade objetiva.
IV. O próprio grupo ressalta o seu caráter histórico, o que implica compreender outros grupos na sua singularidade.

Assinale a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Visualizar Questão Comentada
De acordo com Azevedo e Giesel (2019), a Psicologia Social Comunitária utiliza conceitualizações teóricas que orientam o desenvolvimento de práticas contextualizadas, ou seja, de maneira horizontal visa atender as demandas que emergem das relações sociais comunitárias.
Dessa forma, analise com quais itens a teoria e a prática inter-relacionam.

I. Com as políticas públicas II. Com o social e o ético III. Com as investigações individuais IV. Com o papel do psicólogo

Marque a alternativa que apresenta todos os itens que complementam o texto.
Julgue o item a seguir.

Os adultos têm tendências mais voláteis e são altamente suscetíveis à conformidade grupal, apresentando menor independência social. Por outro lado, a socialização de adolescentes é menos intensa, pois eles já estabeleceram completamente sua independência e identidade social, não sendo propensos a se conformar com grupos para ganhar aceitação.
Julgue o item a seguir.

Por um lado, a interação social, segundo a maioria das teorias, é definida como uma troca voluntária e explícita entre duas ou mais pessoas, podendo envolver linguagem verbal e não verbal. Além disso, ela pode ocorrer em diferentes níveis, desde interações individuais até trocas entre grupos ou mesmo em escala societal, sendo considerada a base para compreender fenômenos sociais mais amplos.