Filtrar


Questões por página:
No que concerne ao conceito de poder disciplinar, Michel Foucault afirma que a operação das instituições - como a escola - visa produzir corpos manipuláveis e analisáveis, cujas forças se multiplicam na direção da racionalização utilitária do detalhe. O processo de ensino-aprendizagem na educação é, portanto, operado a partir dos princípios que produzem o corpo docilizado da disciplina.
São procedimentos do poder disciplinar no estabelecimento escolar:
Frantz Fanon (2008), ao falar sobre a psicologia do colonialismo, afirma que todo idioma é um modo de pensar, pontuando que há uma relação de sustentação entre a língua e a coletividade. Para a Psicologia Social crítica, é impossível pensar nos processos de subjetivação isolando a linguagem da produção do indivíduo e do processo grupal.
Dessa forma, nos processos de colonização, a linguagem opera dinâmicas de
Visualizar Questão Comentada
No contexto das instituições sociais, o psicólogo desempenha um papel fundamental na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Sua atuação deve ir além da intervenção individual, focando no fortalecimento de práticas que garantam o exercício da cidadania e a efetivação dos direitos humanos. O psicólogo pode atuar em diversas frentes, desenvolvendo ações que visem a inclusão social, a redução de desigualdades e o incentivo ao protagonismo dos sujeitos dentro de suas realidades.
No contexto das instituições sociais, como o psicólogo pode contribuir para a promoção da cidadania e dos direitos humanos?
Em relação aos processos de subjetivação contemporâneos, assinalar a alternativa CORRETA.
Visualizar Questão Comentada
Pensar o desenvolvimento humano envolve considerar elementos sociais, culturais, biológicos, emocionais. As teorias psicológicas têm se dedicado ao estudo desse fenômeno através de diferentes perspectivas teóricas, as quais partem de um campo de compreensão diferente, como algo que ocorre primeiramente no indivíduo, a exemplo da psicanálise e da teoria piagetiana, em outras o foco recai nas relações sociais, a exemplo da perspectiva sócio histórica cultural de Vygotsky. Seguindo a linha de raciocínio, é CORRETO afirmar que: