Filtrar


Questões por página:

“À medida que a importância da saúde pessoal e do gerenciamento do estresse foi sendo reconhecida, os psicólogos organizacionais começaram a estudar a contribuição do trabalho para a higidez e para as doenças individuais.”

(Ilgen,1990.)

Com uma força de trabalho mais afluente e com nível de instrução mais alto e os crescentes custos da substituição de empregados licenciados ou demitidos, a satisfação e a motivação no trabalho se tornaram mais importantes. Os psicólogos I/O agora estudam a vida dos trabalhadores fora do trabalho (Zedeck & Mosier,1990) e de que maneira esse aspecto afeta sua vida no trabalho. Reduções da lealdade organizacional entre os empregados deram origem a pesquisas sobre o compromisso organizacional. Analise os principais tópicos de estudo da psicologia I/O atual.


I. Questões legais e sociais, tais como decisões judiciais, padrões de segurança e emprego justo.

II. Recrutamento e retenção de empregados, juntamente com o estudo das necessidades futuras de recursos humanos.

III. Análise das necessidades de treinamento e avaliação dos programas de treinamento.

IV. Cultura organizacional (a “personalidade” da organização).

V. Forma física, saúde e estresse.

VI. Efeito de novas tecnologias sobre o local de trabalho e sobre os empregados.

VII. Necessidades futuras e desafios enfrentados pelas organizações.

VIII.Internacionalização e crescente diversidade do local de trabalho.


Estão corretas as alternativas

Na saúde, o burnout é um termo usado para definir um esgotamento físico e mental crônico causado pelo trabalho. Diante do exposto, analise as assertivas abaixo.

I A síndrome do burnout ocorre pela cronificação de um processo de estresse, sendo também conhecida como Síndrome do Estresse Ocupacional.

II A síndrome do burnout é uma reação à tensão emocional crônica e envolve três componentes: a exaustão emocional, a despersonalização e a diminuição do envolvimento pessoal no trabalho.

III Podemos apontar como principais sintomas da síndrome de burnout perda de iniciativa, resistência a mudanças, irritabilidade, falta de atenção e concentração, alterações de memória e labilidade emocional.

IV Na avaliação diagnóstica do burnout, o psicólogo necessita compreender as relações que se estabelecem entre a história de vida do indivíduo e o processo de adoecimento que vem sendo vivenciado por ele.

Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s)

As doenças ocupacionais cujo nexo causal é atribuído a determinados tipos e condições de trabalho, neste contexto citamos a L.E.R com sua nova terminologia D.O.R.T, a qual é caracterizado por dor crônica, acompanhada ou não por alterações objetivas e que se manifesta principalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros superiores em decorrência do trabalho. A psicopatologia apresentada pelos portadores é:.
O estresse ocupacional é definido como um problema de natureza perceptiva, resultante de uma incapacidade de lidar com as fontes de pressão no trabalho, tendo como consequências, problemas na saúde física e mental e na satisfação no trabalho, afetando não só o indivíduo como as organizações. Diante do exposto, identifique o quadro mental do estresse ocupacional denominado BURNOUT.
Com relação às doenças ocupacionais, é correto afirmar que