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De acordo com Dalgalarrondo (2008), sobre o delirium, analise as afirmações abaixo:

1. Delirium é um quadro sindrômico caracterizado por rebaixamento do nível de consciência, desorientação temporoespacial, dificuldade de concentração e discurso confuso, sendo comum em idosos e em pacientes com doenças somáticas.
2. O termo “delirium” é mais apropriado que “síndrome confusional”, pois abrange um espectro de sintomas, além da simples confusão de pensamento, incluindo alucinações visuais e alterações no nível de consciência.
3. Delirium e delírio referem-se ao mesmo quadro clínico, ambos indicando uma alteração no juízo de realidade, comum em psicoses como a esquizofrenia.
4. A oscilação dos sintomas ao longo do dia é uma característica marcante do delirium, com piora dos sintomas à noite, incluindo intensificação da desorientação e surgimento de ilusões e alucinações visuais e intensificando-se a desorientação e a confusão do pensamento e do discurso.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Em consonância com Dalgalarrondo (2008), acerca da avaliação do paciente em psicopatologia, analise as assertivas abaixo:

I. A entrevista psicopatológica permite a realização dos aspectos da avaliação no exame psíquico, também chamado exame do estado mental atual.
II. A entrevista, juntamente com a observação cuidadosa do paciente, é um instrumento de conhecimento da psicopatologia.
III. A anamnese inclui o histórico dos sinais e sintomas ao longo da vida do paciente, seus antecedentes pessoais e familiares, e o contexto social.
IV. A entrevista psicopatológica consiste em métodos propedêuticos como inspeção, percussão e ausculta.

Quais estão INCORRETAS?
O comportamento alimentar de crianças e adolescentes tem causado preocupação em pais e profissionais de saúde e educação, e tem motivado muitas pesquisas na área dos transtornos a ele relacionados. A respeito dos transtornos alimentares de maior incidência entre os adolescentes, julgue os seguintes itens.

I A restrição alimentar autoimposta com objetivo de perda de peso é uma das características da anorexia nervosa.
II A pessoa acometida pela bulimia nervosa come de tudo e excessivamente, sem preocupação com o aumento do peso corporal.
III O transtorno denominado pica caracteriza-se pela preferência por substâncias não reconhecidas como alimentos.

Assinale a opção correta.
Transtornos de aprendizagem e comportamento são condições que afetam a capacidade de uma pessoa aprender, interagir socialmente e regular seu comportamento de maneira adequada. Identificar e compreender esses transtornos é fundamental para uma intervenção educacional eficaz. Associe o transtorno às suas respectivas características.

I. ( ) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
II. ( ) Dislexia
III. ( ) Transtorno do Espectro Autista (TEA)
IV. ( ) Transtorno de Conduta

a. Dificuldade na compreensão da linguagem escrita, dificuldade em decodificar palavras e problemas de fluência na leitura.
b. Dificuldades em manter a atenção, agitação e impulsividade, interferindo na concentração e no desempenho acadêmico.
c. Dificuldades na interação social, comunicação verbal e não verbal e padrões restritos e repetitivos de comportamento.
d. Padrões persistentes de comportamento agressivo, desafiador e desrespeitoso com normas sociais e autoridades escolares.


Assinale a correspondência correta.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION,2014), o Transtorno do Espectro Autista TEA é entendido como um transtorno do neurodesenvolvimento e pode ser definido da seguinte forma:


1. caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.


2. é um transtorno degenerativo, sendo comum que a aprendizagem e as compensações individuais diminuam ao longo da vida.


3. para o diagnóstico é necessário a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.


4. é um transtorno neurobiológico crônico que se caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade.


5. inclui déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.