Filtrar


Questões por página:
A principal forma de psicose, por sua frequência e sua importância clínica, é certamente a:
Na abordagem da _______________, procura-se construir um diálogo entre o modelo bio-físicoquímico ou modelo das ciências biomédicas e todo conjunto de conhecimentos advindos das ciências humanas, com o intuito de construir novas informações e intervenções sobre o ser humano e o processo de adoecer. Assinale a alternativa correta:
Define-se como o estudo sistemático das relações existentes entre os processos sociais, psíquicos e transtornos de funções orgânicas ou corporais. Consiste em um ramo do conhecimento que estuda e trata de questões humanas, ou seja, promoções de saúde que pertencem, em um só tempo, ao orgânico, ao psíquico e ao social. Tem também como uma de suas principais motivações a recuperação de um diálogo entre os saberes pertencentes às Ciências Biomédicas e às Ciências Humanas e Sociais, muitas vezes prejudicado pelos excessos das especializações. É um conceito que se refere à:
O uso do álcool possui os aspectos culturais, sociais e históricos. Durante a pandemia, alguns estudos indicam que houve um aumento na ingestão de bebidas alcóolicas. Em muitos casos, por ser uma droga aceita socialmente e no âmbito legal, é difícil distinguir quando o uso passa a ser abusivo. Assinale a alternativa correta sobre essa temática:
Os transtornos psicóticos caracterizam-se por:

I. Alterações cíclicas do humor, com episódios de depressão e euforia (mania) que duram pelo menos uma semana.
II. Sintomas de delírios e alucinações, geralmente associados a pensamentos grandiosos e comportamentos impulsivos.
III. Preocupação persistente com a saúde, acompanhada de medo intenso de estar doente e busca constante por exames médicos.
IV. Medo ou ansiedade intensa e persistente em situações sociais, acompanhado por sintomas físicos como tremores e sudorese.
V. Dificuldade em organizar o pensamento de forma lógica e coerente, resultando em discursos incoerentes e dificuldade de concentração.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):