Questões de Concurso
Filtrar
620 Questões de concurso encontradas
Página 24 de 124
Questões por página:
Questões por página:
Sabemos o quanto a linguagem é importante nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Nesse sentido, a linguagem torna o processo educativo mais eficaz fazendo com que o aluno desenvolva os seus próprios instrumentos de comunicação social. De acordo com Racy (2012): “[...] esquemas se desenvolvem de forma organizada durante a fase pré-escolar, quando a criança se torna capaz de planejar uma ação, ou seja, pensar em termos de futuro. Nessa fase também se desenvolve a capacidade de fazer associações por semelhanças e equivalências; a memória se desenvolve de forma mais organizada, permitindo que a criança retenha e recupere as informações. Finalmente, torna-se capaz de solucionar problemas, utilizando regras. Entre todos esses esquemas que são adquiridos pela criança, esquemas que no decorrer do desenvolvimento infantil se tornam mais refinados e complexos, temos aquele que constitui uma das capacidades humanas mais elaboradas: a linguagem.” (RACY,2012, p.96) Analise as afirmativas abaixo, levando-se em consideração Racy (2012):
I. No 1° ano de vida observa-se, na criança, os primeiros balbucios, a imitação de sons e a repetição de sílabas, que são utilizados como uma forma de comunicação.
II. Observa-se na criança desde o nascimento, inicialmente a efetivação da linguagem escrita que antecede a linguagem verbal.
III. Por volta do 2° ao 6° ano de vida da criança, não observamos o desenvolvimento da linguagem verbal.
Assinale a alternativa correta:
I. No 1° ano de vida observa-se, na criança, os primeiros balbucios, a imitação de sons e a repetição de sílabas, que são utilizados como uma forma de comunicação.
II. Observa-se na criança desde o nascimento, inicialmente a efetivação da linguagem escrita que antecede a linguagem verbal.
III. Por volta do 2° ao 6° ano de vida da criança, não observamos o desenvolvimento da linguagem verbal.
Assinale a alternativa correta:
Dentre os diversos autores que estudaram os processos de desenvolvimento e de aprendizado, destaca-se a contribuição de Jean Piaget. De acordo com Coelho (2014): “Piaget não construiu teorias sobre ensino e aprendizagem, mas elaborou uma teoria sobre as fases do desenvolvimento mental do ser humano e o modo como o conhecimento era construído pelo indivíduo. As ideias de Piaget sobre a construção do conhecimento inspiraram várias teorias e práticas educacionais, agrupadas sob o rótulo de construtivismo. No Brasil, os trabalhos de Piaget começaram a ser mais divulgados a partir da década de 1980.” (COELHO,2014, p.79)
Assinale a alternativa incorreta sobre o estágio sensório-motor (até 2 anos de idade) apresentado por Piaget:
Assinale a alternativa incorreta sobre o estágio sensório-motor (até 2 anos de idade) apresentado por Piaget:
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Psicologia
De acordo com Dalgalarrondo (2019), as funções psíquicas mais afetadas nos transtornos psicóticos são:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Vila Valério
Disciplina:
Psicologia
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno reconhecido oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre esse tema é correto afirmar:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Vila Valério
Disciplina:
Psicologia
Leia as afirmativas abaixo sobre Psicopatologia e assinale a alternativa correta.