Filtrar


Questões por página:
Sobre as características do transtorno disruptivo da regulação do humor, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A irritabilidade crônica grave, como observada no transtorno, está associada a marcada perturbação apenas na família da criança. ( ) A apresentação clínica do transtorno deve ser cuidadosamente distinguida das apresentações de outras condições relacionadas, em particular o transtorno bipolar na infância. ( ) A característica central do transtorno é a irritabilidade crônica grave.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo o DSM-5, as deficiências intelectuais podem ser classificadas em quatro categorias. Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta uma dessas categorias?
Levando em conta os conceitos e informações utilizados por Carlotto (2019), o processo no qual, gradualmente, a pessoa vai perdendo sua estabilidade emocional e o controle sobre o trabalho em uma tentativa compulsiva de obter êxito constante é denominado:
De acordo com Sara Pain (1985) podemos entender a patologia da aprendizagem em um sentido amplo e estrito. A autora afirma em um “sentido estrito” como um problema clínico, tal como se apresenta no consultório e na escola. Supõe um desvio mais ou menos acentuado do quadro normal, mais aceitável, e que responde às expectativas relativas a um sujeito que aprende. São considerados fatores fundamentais que precisam ser levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem:
“Geralmente as pessoas com transtornos de personalidade pensam e se comportam de um modo que causa sofrimento para si mesma e para as pessoas que se preocupam com elas.” (Barlow D. H. e Durand V. M.2008.)
Existem grupos ou conjuntos principais de transtornos da personalidade, que geralmente principiam na infância. Em relação a estes grupos, analise as afirmativas a seguir.
I. O grupo A desrespeita os transtornos de personalidade singular ou excêntricos sendo os transtornos de personalidade do tipo esquizoide e esquizotípica caracterizada principalmente por desconfiança e comportamento estranho. II. O grupo B desrespeita os transtornos de personalidades antissocial e limítrofe, sendo as principais características o perfil de pessoa exagerado, emotivo ou imprevisível. III. O grupo C desrespeita os transtornos de personalidades dependente e obsessivo-compulsiva; geralmente são pessoas que apresentam necessidade recorrente de receber cuidados e fixação em detalhes.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)