Filtrar


Questões por página:

Dentro do tema Psicopatologias, sobre as alterações qualitativas da consciência, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


1. Estados crepusculares.

2. Dissociação da consciência.

3. Estado hipnótico.

4. Transe.


( ) É um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por outra pessoa. Nesse estado, podem ser lembradas cenas e fatos esquecidos e podem ser induzidos fenômenos como anestesia, paralisias, rigidez muscular, alterações vasomotoras

( ) Estado de dissociação da consciência que se assemelha a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.

( ) Tal expressão designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano. Ocorre com certa frequência nos quadros histéricos.

( ) Há um estreitamento transitório do campo da consciência, um afunilamento (que se restringe a um círculo de ideias, sentimentos ou representações de importância particular para o sujeito acometido), com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados atos automáticos.

Com base nos estudos sobre Psicopatologia e seus fenômenos, assinale a alternativa incorreta.
Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-V (APA,2014), o transtorno do espectro autista é dividido em níveis de gravidade (Nível 1, Nível 2 e Nível 3). Desta maneira, selecione a opção correta quanto ao transtorno do espectro autista – Nível 2.
Sobre os sintomas negativos da Esquizofrenia, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Perdas de certas funções psíquicas e empobrecimento global da vida afetiva, cognitiva e social. ( ) Distanciamento e aplainamento afetivo ou afeto embotado. ( ) Distorção sobre o que é verdadeiro, como a presença de ideias deturpadas sobre a realidade. ( ) Alucinações, que são consideravelmente frequentes, mas também pode haver ilusões ou pseudoalucinações.
Com base na obra de Paulo Dalgalarrondo, Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, considerando as características dos atos e rituais compulsivos, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. Há uma vivência de desconforto subjetivo por parte do indivíduo que realiza o ato compulsivo. II. São egodistônicos, experenciados como indesejáveis, contrários aos valores morais e anseios do paciente. III. Há uma tentativa de resistir ou adiar a realização do ato compulsivo; há uma luta entre a compulsão e a vontade do indivíduo. IV. São realizados sem fase prévia de deliberação e decisão.