Filtrar


Questões por página:

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão 03.


O transtorno da personalidade foi, ao longo dos últimos dois séculos, nomeado de diversas formas: insanidade moral (“moral insanity”, de Prichard), monomania moral, transtorno ou neurose de caráter etc. Entretanto, o termo que mais se tornou popular entre os profissionais de saúde mental foi psicopatia. Tal vocábulo, infelizmente, foi utilizado de modo muito impreciso, ora se identificando psicopatia com personalidade sociopática, ora com transtornos da personalidade em geral.


Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais.2. ed. Porto Alegre: Artmed,2008.


Segundo a classificação de transtornos mentais da Organização Mundial da Saúde (OMS,1993), a CID-10, os transtornos da personalidade são definidos pelas seguintes características:

I. O padrão normal de comportamento inclui poucos aspectos do psiquismo e da vida social do indivíduo, restrito a uma área.

II. Os transtornos da personalidade, geralmente, surgem na infância ou adolescência e tendem a permanecer relativamente estáveis ao longo da vida do indivíduo.

III. O padrão comportamental é mal-adaptativo, pois produz uma série de dificuldades para o indivíduo e/ou para as pessoas que com ele convivem.

IV. São condições não relacionadas diretamente à lesão cerebral evidente ou a outro transtorno psiquiátrico.


Está CORRETO o que se apresenta em:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a depressão será o segundo maior fator incapacitante do trabalho no mundo, perdendo apenas para doenças cardíacas. Condições de trabalho ruins, assédio moral, exploração da mão-de-obra, excesso de cobranças e prazos, não reconhecimento financeiro do desempenho e das qualidades do trabalhador são alguns dos fatores que levam à depressão proveniente do ambiente de trabalho. Os sintomas mais comuns da doença são, EXCETO:
O indivíduo apresenta medos exagerados de se contaminar, lava as mãos a todo o momento, revisa diversas vezes a porta, o fogão ou o gás ao sair de casa, não passa em certos lugares com receio de que algo ruim possa acontecer depois, fica aflito porque as roupas não estão bem arrumadas no guarda-roupa, procura ainda evitar o contado com determinados lugares (por exemplo, banheiros públicos, hospitais, cemitérios). Estes são alguns exemplos de sintomas característicos de um transtorno de personalidade.
As características descritas acima correspondem a qual transtorno?
Sobre os transtornos de personalidade (CID 10 / DSM IV / DALGALARRONDO, 2008), correlacione a primeira coluna com a segunda, numerando os parênteses:


1 Borderline
2 Esquizotípica
3 Anancástica
4 Ansiosa
5 Esquizoide


( ) “Ideais e crenças estranhas e de autorreferência Desconforto nas relações interpessoais. Pensamento muito vago e excessivamente metafórico Aparência física excêntrica.”
( ) “Dificuldade em descontrair-se. Preocupa-se facilmente. Teme situações novas. Atento a si próprio. Muito sensível à rejeição. Extremamente inseguro.”
( ) “Rígido, metódico, minucioso. Não tolera variações ou improvisações. Perfeccionista e escrupuloso. Muito convencional, segue rigorosamente as regras. Controlador (dos outros e de si). Indeciso.”
( ) “Frio (indiferente). Distante, sem relações íntimas. Esquisito (estranho). Vive no seu próprio mundo. Solitário (isola-se). Não se emociona (imperturbável).”
( ) “Relações pessoais muito instáveis. Atos autolesivos repetitivos. Humor muito instável. Impulsivo e explosivo. Graves problemas de identidade. Sentimentos intensos de vazio e aborrecimento crônico.”

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Com relação ao uso abusivo de álcool e outras drogas, assinale a alternativa CORRETA: