Filtrar


Questões por página:
A psicopatologia clínica busca elos entre duas variáveis, no intuito de estabelecer as bases para o diagnóstico e classificação dos transtornos mentais, destaque-as:
Visualizar Questão Comentada
Observe as assertivas abaixo e, posteriormente, destaque a alternativa correspondente.

I – A determinação da entidade nosológica em psiquiatria é bem mais difícil do que em outras especialidade médicas.
II – Em psiquiatria, anatomopatológicos os corroboram exames para a determinação da entidade nosológica.
III – As doenças em saúde mental apresentam uma enorme patoplastia ou variações fenotípicas individuais.
IV - O nascimento da psicopatologia como ciência estrita tem como marco a publicação do livro Psicopatologia geral, de Karl Jaspers em 1913.
V - O termo psicopatologia não pode ser considerado como sinônimo de sintomatologia subjetiva, nem designa uma síndrome psiquiátrica.
Visualizar Questão Comentada
Ao analisar o comportamento anormal, que caracteriza os transtornos psiquiátricos, observa-se a dificuldade em se atribuir a devida nomenclatura, classificações apropriadas e específicas e nosologias que possam distinguir o comportamento anormal e normal. Nesse sentido, há vários sistemas que visam prover essa diferenciação, sendo que a maioria dos profissionais utiliza o sistema de classificação, conhecido como Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, quinta edição, DSM-5 para diagnosticar e classificar o comportamento anormal. Assim, leia os enunciados abaixo e destaque a alternativa que traz um erro de interpretação, em relação ao DSM-5.
Visualizar Questão Comentada
Os diferentes transtornos psicológicos são analisados por meio das várias perspectivas existentes, em que cada abordagem possui uma conduta própria. Dessa forma, destaque a afirmativa que traz um erro conceitual.
Visualizar Questão Comentada
Leia o caso a seguir.

Certa estudante universitária,25 anos, foi encaminhada para avaliação psicológica por apresentar comportamentos incomuns nos últimos meses. Relata ouvir vozes que comentam seus atos e a chamam de "incompetente" e "fracassada". Acredita que seus vizinhos estão monitorando seus pensamentos e planejando prejudicá-la. Apresenta discurso desorganizado, com dificuldade em manter o foco da conversa, e ideias delirantes sobre ser uma agente secreta em missão para salvar o mundo. Mostra-se isolada socialmente, com negligência na higiene pessoal e abandono dos estudos.

Considerando os sintomas apresentados, qual é o transtorno mental mais provável?