Questões de Concurso
Filtrar
                
                  669 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 82 de 134                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Segundo Paulo Dalgalarrondo, a principal forma de psicose ou síndrome psicótica, por sua frequência e sua importância clínica é, certamente, a esquizofrenia. Com relação aos sintomas das psicoses esquizofrênicas, baseado nos sistemas de classificação atuais, CID-11 e DSM-5, analise as assertivas abaixo:
I - Os sintomas negativos das psicoses esquizofrênicas caracterizam-se pela perda de certas funções psíquicas (na esfera da vontade, do pensamento, da linguagem, etc.) e pelo empobrecimento global da vida afetiva, cognitiva e social do indivíduo.
II - Não é incomum pessoas com esquizofrenia apresentarem lentificação, empobrecimento psicomotor, estereotipias de movimentos ou mesmo, catatonia.
III - Nas formas desorganizadas das psicoses esquizofrênicas observa-se certo descarrilhamento do pensamento e, até mesmo a total desagregação e produção de pensamento totalmente incompreensível e incoerente.
IV - Em relação à cognição social, observam-se, nos casos de esquizofrenia, dificuldades na percepção, no gerenciamento das emoções (perceber e compreender as emoções a partir de pistas faciais, tom de voz, gestos) e déficit na percepção social (compreender o contexto social, decodificar e identificar dicas sociais de acordo com o ambiente).
Estão CORRETAS as assertivas: 
Acerca das técnicas da psicoterapia cognitivo-comportamental realizada em grupo, julgue o item que se segue.
Para uma pessoa com ideação suicida ativa, tenha ela já tentado ou não o suicídio, um grupo terapêutico específico para portadores de depressão é indicado como primeira opção.
Considerando esse caso clínico, julgue os item que se segue.
O caso clínico em questão aponta para uma dinâmica estrutural perversa, especificamente com critérios de um Transtorno de Personalidade Antissocial.
Considerando esse caso clínico, julgue os item que se segue.
O diagnóstico sindrômico é de esquizofrenia simples, devendo-se descartar a ideia de perversão.
Considerando esse caso clínico, julgue os item que se segue.
A sintomatologia global desse paciente, que inclui sintomas ditos agressivos, sádicos, violentos e mudança brusca de humor, indica quadro psicótico.
