Filtrar


Questões por página:
“As psicoterapias de apoio exigem uma cuidadosa avaliação clínica, incluindo a identificação dos sintomas, fatores desencadeantes, diagnóstico nosográfico, aspectos da personalidade e, em muitas situações, uma compreensão profunda da psicodinâmica do paciente.” (Cordioli,2008.)
As intervenções em psicoterapias de apoio destinam-se basicamente em:
“Até o momento, diferentes trabalhos vêm sublinhando a existência de um conjunto de mecanismos de ações próprios das psicoterapias. Numerosas observações clínicas revelam, sem dúvida, a presença de um complexo entre cruzamento de influências de mudança. Contudo, permanece a impressão de que saber que atuam nas psicoterapias múltiplos mecanismos de ação é apenas a primeira abordagem; constitui um conhecimento vago, insuficiente, alude a uma conjunção sem dar ideia de sua organização.” (Héctor Juan Fiorini. Pág.85.)
Em relação ao conjunto de influência de mudanças nas psicoterapias, existem alguns eixos de fundamental importância neste processo; analise-os.
I. Os eixos do processo de mudança em psicoterapia enfatizam três pilares sobre os quais se constrói um sistema de influências de mudanças. Esses pilares constituem uma espécie de tripé de sustentação do processo. II. Os eixos do processo de mudança em psicoterapia objetivam produzir no paciente uma ativação de suas funções egoicas, por meio das quais se torne possível elaborar de modo focalizado a problemática inserida numa situação vital específica, com base no direcionamento, no estímulo e nas realizações simbólicas do vínculo vivido numa relação de trabalho personificada com o terapeuta, com a correlativa ativação das funções egoicas. III. Os eixos do processo de mudança em psicoterapia enfatizam três pilares, sendo o foco, a ativação de funções egoicas do (paciente e do terapeuta) e o processo terapêutico. Esses três pilares atuam instalando uma estrutura de tensões ativadoras recíproca: é necessário um ego ativado para focalizar a tarefa, caso contrário esta se difunde sem limites.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

De acordo com Forghieri (2007), o aconselhamento terapêutico é entendido pela relação entre duas ou mais pessoas, por meio de uma conversação, na qual a presença de um aconselhador torna-se essencialmente terapêutica, para uma ou várias dessas pessoas que são os aconselhandos. Esse processo ocorre mediante a criação de um vínculo interpessoal e a atuação do aconselhador através da busca de informações, de esclarecimentos, de reflexões, além da exploração de recursos e capacidades pessoais do aconselhando.


Sobre o aconselhamento terapêutico, é INCORRETO afirmar que:

Adriana é uma mulher de 45 anos e trabalha em uma empresa de prestação de serviços administrativos há 7 anos. Todos os seus colegas e a coordenação a consideravam uma funcionária exemplar: pontual, não falta ao serviço e cumpre suas tarefas de maneira satisfatória e produtiva. Há um ano tem enfrentado dificuldades financeiras que afetaram diretamente sua postura profissional. Depois de muitas tentativas frustradas para ajudar Adriana, alguns colegas de trabalho sugeriram que ela procurasse o RH da empresa para iniciar uma psicoterapia breve.


Sobre a psicoterapia breve, é CORRETO afirmar que:

O modelo transteórico de mudança, desde a década de 1980, vem se tornando referência para apreender e descrever a mudança de comportamento, inclusive nos processos psicoterápicos dirigidos às pessoas com dependência de substâncias. De acordo com o esse modelo, o momento em que a pessoa reconhece que tem um problema e começa a considerar a possibilidade de mudar refere-se ao estágio da: