Filtrar


Questões por página:
Paciente do sexo feminino,26 anos de idade, chega ao Pronto Socorro trazida pelo marido, para avaliação da psiquiatria. Ele relata que sua esposa sempre foi muito perfeccionista e ansiosa, mas nunca precisou de ajuda psiquiátrica ou psicológica. No entanto, na véspera, depois de ler uma mensagem no celular dele, enviada por uma antiga namorada, ficou muito nervosa e brigou com o marido. Foi dormir chorando e acordou sem fala. Durante a consulta, observa-se que a paciente consegue se comunicar por escrito, entende tudo que lhe é dito e apresenta-se colaborativa. A partir dos dados descritos acima, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Muitas vezes, a diferenciação entre as crises dissociativas e as crises epilépticas é complexa e precisa ser estabelecida a partir de um conjunto de sinais que são mais frequentes em um grupo. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, em sua quinta edição, (DSM V), assinale a alternativa incorreta sobre os Transtornos Dissociativos:
As características, critérios e classificações para os Transtornos Mentais contidos nos manuais diagnósticos CID (Classificação Internacional de Doenças), e DSM (Manual Diagnóstico dos Transtornos Mentais) avaliam pacientes acometidos por esses transtornos podem sentir o coração disparar, as mãos suarem, ter desmaios e vários outros sintomas físicos quando expostos ao estímulo ou situação. Sobre o Estresse Pós Traumático previsto no DSM, assinale a alternativa correta.
As crianças costumam reagir de forma parcialmente diferenciada dos adultos num cenário de desastre natural. O meio social o qual a criança está inserta (escola, família, religião, amigos) pode atenuar ou acentuar os efeitos do estresse pós traumático na criança. Com relação à esse tema, assinale a alternativa correta.