Filtrar


Questões por página:
Sr. Aluísio, viúvo há 10 anos, aos 84 anos, manifestou seu primeiro episódio depressivo após ter se mudado involuntariamente da casa onde vivia há 40 anos para a residência da filha, tendo sua rotina de vida profundamente alterada.
Sobre esse quadro clínico, assinale a opção que indica as alterações esperadas para esta população especial.   
Paciente masculino, 84 anos, foi internado por pneumonia. No terceiro dia de internação, passou a apresentar desatenção, fala desconexa, inversão do ciclo sono-vigília e períodos de agitação alternados com sonolência. Segundo seus familiares, era previamente independente e sem alterações cognitivas significativas.
Durante a avaliação, observou-se início agudo e curso flutuante dos sintomas.
A respeito desse quadro clínico, com base nos princípios de prevenção e diagnóstico diferencial, assinale a afirmativa correta.
Um homem de 68 anos, com histórico de depressão maior em remissão, faz uso crônico de antidepressivo tricíclico. Ele relata início recente de sonhos vívidos, associados a comportamentos motores complexos durante o sono, incluindo vocalizações e movimentos de defesa, com lembrança onírica detalhada ao despertar. A polissonografia demonstra aumento da densidade de REM, ausência de atonia muscular nessa fase e latência de REM encurtada após suspensão medicamentosa. 
Assinale a alternativa correta com base na neurofisiologia do sono REM e em sua relação com psicopatologia.
Uma paciente de 94 anos, sexo feminino, portadora de demência na doença de Alzheimer, apresenta importantes alterações de comportamento, como agitação psicomotora, agressividade com os cuidadores e alteração do ciclo sono-vigília. Está em uso de olanzapina 10 mg/d e clorpromazina 40 mg/mL na dose de 15 gotas ao dia. Essa associação não é recomendada pelo risco de efeitos colaterais, como sedação, delirium, arritmias complexas e hipotensão ortostática.

Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta para esse caso.
Paciente de 74 anos apresenta declínio cognitivo progressivo, acentuadas flutuações de atenção e desempenho ao longo do dia, alucinações visuais recorrentes e bem estruturadas, transtorno comportamental do sono REM e parkinsonismo espontâneo. Após receber haloperidol, desenvolve rigidez intensa, rebaixamento da consciência e importante piora motora. O diagnóstico e a interpretação mais prováveis são: