Filtrar


Questões por página:
Um menino de 9 anos apresenta episódios frequentes de raiva, discussões constantes com adultos, tendência a culpar os outros por seus erros e comportamentos vingativos, como retaliações intencionais. Os sintomas persistem há mais de 8 meses, ocorrem em casa e na escola, e causam prejuízo significativo no desempenho acadêmico e nas relações familiares, sem evidências de hiperatividade, impulsividade excessiva ou déficits de atenção no exame inicial.
A suspeita diagnóstica, nesse caso, deve ser de:
Crianças que não estabelecem contato visual, não respondem ao nome quando chamado, preferem brincar sozinhas com objetos giratórios de forma repetitiva, não apontam para objetos de interesse nem pronunciam palavras com significado e, no exame físico, revelam um tônus muscular normal, sem dismorfias evidentes, e os marcos motores estão adequados para a idade.
A conduta inicial nesse caso deve ser:
Qual medicamento demonstrou maior eficácia para problemas comportamentais graves, como agressividade, acessos de raiva e comportamentos autolesivos, que podem ser sintomas de transtornos do espectro autista?
No TDAH, segundo o DSM-5-TR, a manifestação diagnóstica exige:
Avalie as afirmações abaixo acerca do transtorno do espectro autista (TEA):
I. Os fatores pré-natais mais significativos associados ao TEA são idade materna e paterna avançada no momento do nascimento do bebê, hemorragia gestacional materna, diabetes gestacional e bebê primogênito.
II. Os fatores de risco perinatais incluem trauma no nascimento, peso baixo ao nascer, baixo índice de Apgar no quinto minuto e hiperbilirrubinemia.
III. Sob o ponto de vista cognitivo, frequentemente crianças com TEA têm mais habilidade nas tarefas que exigem raciocínio verbal que nas tarefas visuais.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada