Filtrar


Questões por página:

“Integrantes de movimentos sociais, sindicatos e trabalhadores de várias áreas protestaram, em Natal, contra as reformas da previdência e trabalhista, além do projeto de terceirização do trabalho. De acordo com os organizadores, 25 mil pessoas participaram da manifestação. A Polícia Rodoviária Federal estima que eram 8 mil pessoas no protesto.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2017/03/natal-tem-protesto-contra-reformas-da-previdencia-e-trabalhista.html.)

Os protestos referentes à Reforma da Previdência assolam o Brasil todo. Acerca das regras vigentes para aposentadoria e daquelas que são preconizadas pela reforma previdenciária, analise as afirmativas a seguir.

I. Em ambas, na lei vigente e na reforma, prevalece como regra básica para aposentar, apenas o critério da idade.

II. A proposta do governo para a Reforma da Previdência exigirá que homens e mulheres tenham 65 anos de idade para se aposentar.

III. Na reforma, extingue-se a igualdade de gênero (que funciona atualmente), tanto na idade, quanto no tempo de contribuição para a aposentadoria.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Em 1948, o governo da África do Sul (país mais industrializado do continente africano até aquele momento) instituiu um sistema legal de segregação racial conhecido como Apartheid, que durou até o período de 1989-1992.


O fato que levou ao fim do Apartheid sul-africano foi a(o)

Analise os seguintes enunciados relacionados aos Direitos Fundamentais.

I. Proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critério de admissão do trabalhador portador de deficiência.

II. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito anos e de qualquer trabalho a menores de dezesseis, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

III. Intervalo para repouso de, no mínimo, sessenta minutos em jornada de trabalho noturno igual ou superior a seis horas.

IV. Repouso semanal remunerado preferencialmente aos sábados ou domingos. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais expressamente previstos na Constituição Brasileira de 1988:

Leia a notícia publicada no G1 em 02/05/2017 às 21h29 min.

Brasil tem 240 mortes confirmadas devido à febre amarela, diz ministério

País confirmou 715 infecções da doença, e já recebeu mais de 3 mil notificações desde o início do surto.


Desde o início da epidemia de febre amarela, em dezembro do ano passado, até a última quinta-feira (27), o Brasil teve 392 suspeitas de mortes devido à doença, sendo que 240 delas foram confirmadas pelo Ministério da Saúde. O número de infecções com resultado laboratorial positivo para o vírus chega a 715, com mais de 3 mil notificações recebidas pelos órgãos de saúde e 1,5 mil casos descartados.

O atual surto de febre amarela, apesar de atingir regiões próximas de zonas urbanas de estados como Rio de Janeiro e São Paulo, ainda é classificado como silvestre pelo governo brasileiro. Ou seja: o mosquito Aedes aegypti, conhecido por transmitir a dengue, chikungunya e a zika, ainda não é transmissor do vírus da febre amarela. Os mosquitos responsáveis por essas infecções ocorridas em áreas de mata e rurais são o Haemagogus e Sabethes.

Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/febre-amarela/noticia/brasil-tem-240-mortes-confirmadas-devido-a-febre-amarela-diz-ministerio.ghtml>. Acesso em: 15 jun.2017.


Escolha a alternativa correta.

Com relação a tópicos relevantes que envolvem o Brasil, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, energia, desenvolvimento sustentável e ecologia, julgue o próximo item.
O analfabetismo funcional de parcela da população brasileira tem conexão com a falta de qualificação da mão de obra da população economicamente ativa, assim como com a precariedade da participação dessa população no mercado de trabalho e com os baixos salários recebidos.
Visualizar Questão Comentada