Filtrar


Questões por página:
Após uma avaliação do paciente e identificação dos problemas, são desenvolvidas as metas de tratamento e o plano de assistência é estabelecido. O que precisa ser feito, em seguida, é determinar se o exercício terapêutico pode ser usado para alcançar as metas e executar o plano de assistência que foram estabelecidos. Mas a indicação do exercício terapêutico obedece a princípios ou fatores que influenciam na sua utilização. Alguns desses princípios, fatores que influenciam e metas de utilização do exercício terapêutico estão descritos nas afirmativas a seguir. Aplicando o conhecimento sobre a indicação de exercício terapêutico, pode-se afirmar:
Paciente do sexo masculino,21 anos, jogador de basquete, chega à clínica de fisioterapia usando muletas e bota ortopédica para limitar os movimentos do pé e tornozelo direito. O paciente apresenta edema significativo e dor aos movimentos e ao apoio sobre o pé e tornozelo lesionados. Inicialmente o tratamento fisioterapêutico consiste em reduzir o processo inflamatório e promover analgesia ao paciente e boa cicatrização da lesão, para permitir a ele apoiar o pé sem dor ou desconforto. Aplicando os recursos fisioterapêuticos adequados, está indicado para esse paciente, nessa fase,
No processo de reabilitação do aparelho osteoarticular, utilizam-se técnicas de mobilização das articulações periféricas como recurso terapêutico. Assim como outros recursos fisioterapêuticos, essas técnicas têm indicações, limitações e contraindicações. Cabe ao fisioterapeuta compreender adequadamente cada uma dessas técnicas para aplicá-las corretamente. Sobre a mobilização de articulações periféricas, é CORRETO afirmar:
O método que promove o aprendizado através de um “programa de dez pontos”, que utiliza a sequência do desenvolvimento do movimento físico pelo córtex cerebral e tem como princípios a “adaptação ambiental, restauração do equilíbrio, inibição e facilitação” é:
Os Pontos Gatilhos Miofasciais (PGMs) podem ser definidos como nódulos discretos e irritáveis, presentes dentro de uma banda tensa de um músculo, gerando dor referida; alterações sensitivas; disfunção motora; e, manifestações autonômicas. Na maioria das vezes, a queixa de dor muscular é o motivo de encaminhamento de pacientes aos serviços de reabilitação. Dentre as modalidades terapêuticas empregadas pela Fisioterapia, o ultrassom (US); o alongamento muscular; a eletroterapia; a acupuntura; a terapia manual; e, o agulhamento seco têm apresentado bons resultados. Tais recursos podem promover a inativação do ponto gatilho devido aos efeitos térmicos e/ou mecânicos. Em termos de prevalência, os pontos gatilhos miofasciais se relacionam a diversas condições clínicas com repercussões musculoesqueléticas, estando presentes em pacientes com disfunção temporomandibular; cervicalgia; síndrome do impacto; lombalgia; e, migrânea. Sobre os achados de atividade eletromiográfica relacionada aos pontos gatilhos miofasciais, assinale a afirmativa correta.