Filtrar


Questões por página:
Os Pontos Gatilhos Miofasciais (PGMs) podem ser definidos como nódulos discretos e irritáveis, presentes dentro de uma banda tensa de um músculo, gerando dor referida; alterações sensitivas; disfunção motora; e, manifestações autonômicas. Na maioria das vezes, a queixa de dor muscular é o motivo de encaminhamento de pacientes aos serviços de reabilitação. Dentre as modalidades terapêuticas empregadas pela Fisioterapia, o ultrassom (US); o alongamento muscular; a eletroterapia; a acupuntura; a terapia manual; e, o agulhamento seco têm apresentado bons resultados. Tais recursos podem promover a inativação do ponto gatilho devido aos efeitos térmicos e/ou mecânicos. Em termos de prevalência, os pontos gatilhos miofasciais se relacionam a diversas condições clínicas com repercussões musculoesqueléticas, estando presentes em pacientes com disfunção temporomandibular; cervicalgia; síndrome do impacto; lombalgia; e, migrânea. Sobre os achados de atividade eletromiográfica relacionada aos pontos gatilhos miofasciais, assinale a afirmativa correta.

A intervenção fisioterapêutica, nos casos de paralisia facial de Bell, é de suma importância no processo de reabilitação do indivíduo acometido.


A respeito da avaliação e intervenção fisioterapêutica, analise as afirmativas abaixo:


1. Ao exame clínico do nervo facial, deve-se explorar a função motora sendo facilmente notada uma assimetria da face com repuxamento dos traços fisionômicos para o lado são, com apagamento dos sulcos e das rugas do lado doente. O piscamento não acompanha o da outra hemiface.

2. O método Rood é utilizado no tratamento fisioterapêutico desse acometimento na facilitação de atividades musculares, movimentos contra a resistência, associados a técnicas como por exemplo, a crioterapia e o tapping (estímulos táteis vigorosos e rápidos na musculatura-alvo).

3. O sinal clínico decorrente da insuficiência funcional do orbicular das pálpebras é representado pelo desvio do globo ocular para baixo e para dentro, quando o paciente é orientado a fechar os olhos.

4. A escovação, que consiste em movimentos suaves e rápidos na epiderme com auxílio de uma escova, objetivando estimular exteroceptores, deve sempre manter a mesma velocidade e a quantidade de estímulos empregados independentemente do objetivo do estímulo.

5. A estimulação elétrica com a corrente farádica pode ser realizada no ponto motor da hemiface afetada por 10 a 15 segundos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo de acordo com o processo de reabilitação descrito por Greve (2007).


1. A reabilitação é um processo que visa, com fundamentos científicos, ao desenvolvimento e/ou recuperação da funcionalidade do indivíduo, tendo como meta final a sua inserção social.

2. A perda funcional, seja de ordem motora, sensorial, de linguagem ou psicoconigtiva, afeta apenas o seu portador, eximindo a sua família e sociedade.

3. A reabilitação contribui na facilitação do convívio e auxília na redução à rejeição ao diferente, por meio do trabalho de maximização das diferenças e minimização das potencialidades dos portadores de necessidades especiais.

4. É de responsabilidade dos reabilitadores a promoção da adaptação do indivíduo à realidade a ser vivida.

5. A proposição prioritária dos programas de reabilitação está voltada para preparar o indivíduo, não apenas do ponto de vista orgânico, mas também psíquico, e fortalecê-lo para que possa buscar seu lugar tanto no seio familiar quanto no meio social.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as alternativas e assinale a alternativa incorreta. Após cirurgia cardíaca, ao iniciar o programa de reabilitação cardíaca hospitalar, o fisioterapeuta deve estar atento as complicações que interferem na recuperação:
Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), sobre objetivos do tratamento de reabilitação em pacientes neurológicos adultos e crianças.
( ) Prevenir deformidades, orientar familiares/cuidadores sobre posicionamento no leito ou cadeira de rodas.
( ) Melhorar as habilidades motoras por meio de associação mnemônica.
( ) Reduzir espasticidade com órteses de posicionamento, terapia manual, alongamentos e medicamentos.
( ) Estimular as atividades de vida diária (AVDs), treinar a bexiga e intestino.
( ) Prevenir complicações como pneumonia, escaras por meio de dispositivos como BIPAP e colchão inflável de ar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.