Filtrar


Questões por página:
Após semanas de imobilização com tala ou gesso, a musculatura e as articulações do membro podem ficar enfraquecidas ou enrijecidas. A recomendação mais apropriada para o paciente após a retirada do gesso para ajudar na recuperação do movimento e da força do membro afetado é:
O movimento completo possível é chamado amplitude de movimento (ADM). Quando um segmento se movimenta ao longo de sua ADM, todas as estruturas na região são afetadas: músculos, superfícies articulares, cápsulas, ligamentos, fáscias. vasos e nervos. A amplitude de movimento articular possível é em geral medida com um goniômetro e registrada em graus. Em relação a amplitude de movimento e goniometria é correto afirmar:
Visualizar Questão Comentada
O exercício físico é um dos principais tratamentos para os cardiopatas após algum evento clínico ou cirúrgico, aliado ao tratamento medicamentoso, mudanças nos hábitos alimentares e comportamentais. A Diretriz Brasileira de Reabilitação Cardiovascular (2020) dispõe sobre inúmeras orientações e recomendações para esses pacientes. Assinale a alternativa correta em relação à reabilitação cardiovascular (RCV).
Visualizar Questão Comentada
O Linfedema é uma das principais complicações pós mastectomia. Caracteriza-se por inchaço crônico resultante da deficiência da drenagem do sistema linfático, com acúmulo anormal de fluido rico em proteínas no espaço intersticial. Pode resultar em desconfortos, dores, aumento do risco de infecções, diminuição da amplitude de movimento, alterações sensoriais, problemas com a imagem corporal, podendo interferir na aceitabilidade social. Em relação ao linfedema é correto afirmar que:
A definição revisada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) conceitua a dor como "uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial". Os custos econômicos e sociais da dor crônica musculoesquelética são altos, estudos populacionais em adultos no Brasil revelam uma prevalência de dor crônica de aproximadamente 40%, segundo dados do Ministério da Saúde. Em relação ao tratamento da dor crônica, assinale a alternativa correta.