Filtrar


Questões por página:

A educação infantil visa o desenvolvimento integral da criança, ou seja, cognitivo, motor, psíquico, social e emocional. A abrangência de todos estes fatores não pode se dar por meio de uma metodologia tradicional e também não é uma tarefa fácil fazer com que a criança se prenda a uma atividade monótona. Assim, qual das alternativas indica a metodologia mais eficiente na educação infantil?

O ambiente escolar representa muito mais do que um espaço físico que abriga e educa crianças, é preciso ter estrutura física, objetos e até mesmo uma decoração condizente com as atividades ali desenvolvidas. Por que isso é importante?

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil define dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. Esta organização possui um caráter instrumental e didático, devendo os professores ter consciência, em sua prática educativa, de que a construção de conhecimentos se processa de maneira integrada e global e que há interrelações entre os diferentes âmbitos a serem trabalhados com as crianças. O âmbito da Formação Pessoal e Social refere-se
No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo (volume 03), é apresentado que os conteúdos na educação infantil devem ser organizados e definidos em função das diferentes realidades e necessidades, de forma a que possam ser, de fato, significativos para as crianças. Os conteúdos deverão ser selecionados em função dos seguintes critérios:
I. Grau de significado para a criança.
II. Relevância social e vínculo com as práticas sociais significativas.
III. Possibilidade que oferecem de construção de uma visão de mundo integrada e relacional.
IV. Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimento a respeito do mundo social e natural.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS:
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: formação pessoal e social (volume 02) ressalta que a ação do professor de educação infantil, como mediador das relações entre as crianças e os diversos universos sociais nos quais elas interagem, possibilita a criação de condições para que elas possam, gradativamente, desenvolver capacidades ligadas à tomada de decisões, à construção de regras, à cooperação, à solidariedade, ao diálogo, ao respeito a si mesmas e ao outro, assim como desenvolver sentimentos de justiça e ações de cuidado para consigo e para com os outros. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: formação pessoal e social (volume 02), em relação às regras, é INCORRETO afirmar que: