Filtrar


Questões por página:
O documento do Ministério da Educação (MEC) intitulado ?Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças?, publicado em 2009, coloca os direitos infantis que devem ser garantidos pelos/as profissionais de creches, dentre eles, podemos citar:
A Resolução n.05 de 17 de dezembro de 2009, que fixa as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, em seu Art.9º, determina que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que:
Segundo a Resolução n.05 de 17 de dezembro de 2009, que fixa as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, em seu Art.4º, as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem considerar que a criança é:
Sobre as práticas de leitura o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC,1998) propõe que:
Fundamentos teóricos histórico-sociais para organização de práticas na Educação Infantil argumentam sobre:
I - A intervenção intencional e consciente do professor de crianças pequenas. II - Nascemos com um corpo biológico que sustenta exclusivamente condições efetivas de desenvolvimento social humano. III – O oferecimento de uma diversidade de objetos e brinquedos para exploração e envolvimento das crianças em diferentes situações possíveis pode se configurar como atividade infantil.