Filtrar


Questões por página:

Os saberes e os fazeres cotidianos, que são vistos nas práticas pedagógicas, envolvem diversos elementos que se interligam e interdependem. Muitos desses elementos não são claramente percebidos pelos sujeitos do cotidiano educativo: crianças, famílias, funcionários, professores e educadores, gestores, setores sociais. Entretanto, eles são fatores que interferem e até mesmo definem as diretrizes e a infraestrutura do trabalho.


SILVA MELO, Ana Cláudia F. (org.). Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Fundamentos. Belo Horizonte: SMED,2014.


Analise as práticas da Educação Infantil que atendem às necessidades formativas das crianças na sociedade contemporânea, apresentadas a seguir.

I. O brincar como forma de apropriação, de criação e recriação das culturas.

II. A dissociação entre o cuidar e o educar no desenvolvimento de vivências cotidianas.

III. O incentivo à solidariedade, à cooperação e à vivência de valores humanos como a justiça, equidade e outros.


Está correto o que se afirma em

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental anos iniciais, assinale (C) para afirmativa Correta e (I) para afirmativa Incorreta e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) Fornece subsídios suficientes para elevar o nível de qualidade da educação escolar.

( ) São uma referência, um ponto de partida, para que se possa articular objetivos e conteúdos com a cultura das escolas e das salas de aula.

( ) São parâmetros, fornecendo orientações pedagógicas e curriculares gerais, como subsídios aos professores para refletirem e tomarem decisões.

( ) Foram elaborados para fornecer uma orientação geral e coerente do currículo, em âmbito internacional, de caráter obrigatório, visando à melhoria da qualidade de ensino.
Sobre a organização do espaço/ambiente em creches e pré-escolas, especificamente no que diz respeito à arquitetura das instituições de educação infantil, é correto afirmar que:
Sobre rotinas na educação infantil, Maria Carmem Silveira Barbosa (2006), no livro Por amor e por força: rotinas na Educação Infantil diz que:
Sobre conceitos e concepções de criança e de infância, podemos afirmar que: