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Segundo a Resolução n.05 de 17 de dezembro de 2009, que fixa as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, em seu Art.4º, as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem considerar que a criança é:
Sobre as práticas de leitura o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC,1998) propõe que:
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Fundamentos teóricos histórico-sociais para organização de práticas na Educação Infantil argumentam sobre:
I - A intervenção intencional e consciente do professor de crianças pequenas. II - Nascemos com um corpo biológico que sustenta exclusivamente condições efetivas de desenvolvimento social humano. III – O oferecimento de uma diversidade de objetos e brinquedos para exploração e envolvimento das crianças em diferentes situações possíveis pode se configurar como atividade infantil.
A prática educativa na educação infantil, conforme o Referencial Curricular Nacional para educação infantil (BRASIL,1998) tem o seguinte objetivo:
Com base na Orientação Curricular de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Serra – ES é adotada a compreensão de que as crianças são:
(__) Sujeitos vulneráveis, que necessitam de cuidados essenciais; (__) Sujeitos sociais e históricos, produto e produtores de cultura; (__) Sujeitos únicos, singulares, participantes ativos nas trocas sociais; (__) Cidadãos com direito de participar da vida da instituição, o que contribuirá em sua formação cognitiva, social, cultural e política.
Considerando (V) verdadeiro e (F) falso, complete as lacunas acima e assinale alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento de cima para baixo: