Filtrar


Questões por página:

Quando se reflete sobre gerar qualidade na educação, o foco escolhido em geral é um elemento estável. Segundo Zabalza (1998), deve-se pensar nas condições culturais para além dos seus elementos estruturais a fim de entender que “A qualidade, pelo menos no que se refere às escolas, não é tanto um repertório de traços que se possuem...”

A partir disso, é correto afirmar que

Conforme Oliveira (2002), para gerar qualidade na educação infantil, as instituições precisam construir um currículo, com propostas de um trabalho pedagógico com múltiplas linguagens, que vão além dos eixos norteadores centrados em interações e brincadeiras (referindo-se a publicações de Emília Ferreiro). As instituições devem garantir, dentre outras, experiências em que

Segundo Maria Carmem Barbosa (2008), a professora Anete, ao relatar sobre seu projeto pedagógico “A música na vida dos bebês”, lembra que, com soluções simples, pode-se melhorar a qualidade da prática educativa:

“Reuni o grupo. Os bebês haviam trazido de casa, potes e caixas, plásticos, isopor, papelão, conchinhas, pedras e tampinhas. A proposta foi explorar o material. Os bebês divertiram-se ... empilhando, jogando, enfileirando, fazendo sons diferentes. (...). Nesse momento... ficaram encantados... (em) construir os chocalhos. (...). Por isso conto com esse outro educador que é o espaço.”

Essa experiência tem diversos aspectos importantes, mas a conclusão da professora indica que

A respeito da compreensão teórico‐metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue o item.

A partir de uma visão de historicidade, os conteúdos curriculares da educação física pressupõem uma compreensão de cultura corporal inesgotável e provisória.

A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Infantil apresenta dois eixos norteadores para o planejamento do currículo da pré-escola: a interação e a brincadeira. Baseado nessa lei, a BNCC, da Educação infantil contempla:
I. Os jogos e brincadeiras como um direito de aprendizagem das crianças. II. A visão da criança como protagonista da aprendizagem por meio dos campos de experiências. III. Seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos incompletos. IV. O estímulo de atitudes cooperativas e propositivas para enfrentar os desafios da contemporaneidade. V. A articulação entre as áreas do conhecimento e a progressão dos anos iniciais para os anos finais.
Está correto o que se afirma na alternativa: