Filtrar


Questões por página:
Nas diferentes regiões do país, nos diferentes municípios, existe um conjunto de conhecimentos, formas de viver, de se divertir, de se manifestar religiosamente, de trabalhar etc. que se constitui uma cultura própria. Sendo assim, ao compor seu currículo, as instituições de educação infantil devem:
Segundo Rossetti-Ferreira (2003), no cotidiano escolar observa-se frequentemente que aqueles que estão envolvidos na educação muitas vezes não assumem a responsabilidade pelo cuidado. Por outro lado, os profissionais encarregados de realizar certas tarefas de cuidado específicas, como dar banho, trocar fraldas e alimentar, geralmente não são reconhecidos como aptos para o processo educativo. Em relação ao educar e cuidar as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, defendem a:

No livro Aprender e ensinar na educação infantil, Bassedas (1999), são elaboradas etapas organizadas para direcionar o trabalho na educação infantil, de acordo com a idade das crianças.

Ao reunir capacidades motoras, cognitivas e afetivas e ainda discutir as condições sociais, as autoras conferem um título que esclarece o que foi nomeado de

Quando se reflete sobre gerar qualidade na educação, o foco escolhido em geral é um elemento estável. Segundo Zabalza (1998), deve-se pensar nas condições culturais para além dos seus elementos estruturais a fim de entender que “A qualidade, pelo menos no que se refere às escolas, não é tanto um repertório de traços que se possuem...”

A partir disso, é correto afirmar que

Conforme Oliveira (2002), para gerar qualidade na educação infantil, as instituições precisam construir um currículo, com propostas de um trabalho pedagógico com múltiplas linguagens, que vão além dos eixos norteadores centrados em interações e brincadeiras (referindo-se a publicações de Emília Ferreiro). As instituições devem garantir, dentre outras, experiências em que