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Considere a situação hipotética a seguir. Ao abordar o conteúdo esporte com uma turma do 2º ano do ensino médio, o professor de Educação Física desenvolveu uma sequência de aulas ao longo do semestre, utilizando diversas estratégias metodológicas e diferentes perspectivas pedagógicas. Ao todo, foram desenvolvidos quatro momentos.

(I) Inicialmente, trabalhou o esporte inclusivo, destacando suas características lúdicas e a adaptação de regras para promover a participação de todos os estudantes.
(II) Em seguida, introduziu os aspectos técnicos e táticos de uma modalidade esportiva específica, incentivando a aplicação desses conhecimentos em vivências práticas, nas quais os estudantes participaram de disputas com foco em desempenho e resultados. Além disso, complementando a abordagem, os estudantes assistiram a um vídeo de um jogo oficial, analisando o desempenho dos atletas, as estratégias utilizadas pelas equipes e os elementos que compõem a lógica da competição esportiva.
(III) Mais adiante, ainda dentro do semestre, o professor promoveu debates sobre o universo esportivo, abordando temas como as carreiras de atletas, oportunidades de trabalho, desigualdades salariais e de gênero, além das implicações sociais e culturais do esporte na sociedade contemporânea.
(IV) Para encerrar a unidade, ele propôs um festival esportivo sem caráter eliminatório, no qual os próprios estudantes escolheram as modalidades, definiram o formato das disputas, organizaram as regras e planejaram a realização das atividades em espaços comunitários e fora do horário regular de aula, promovendo autonomia, protagonismo juvenil e integração com a comunidade.

A considerar que as sequências didáticas descritas foram desenvolvidas ao longo do semestre letivo, é correto afirmar que as aulas correspondentes a cada momento especificado contemplaram, respectivamente, as seguintes perspectivas do esporte:
Em uma aula de Educação Física do 8º ano, o professor está introduzindo o conteúdo de lutas, buscando desenvolver o respeito, a autoconfiança e o controle corporal dos alunos. Para iniciar a vivência prática, ele propõe uma atividade adaptada inspirada no Judô, chamada de "Desafio do Equilíbrio". Nesta atividade, os alunos, divididos em duplas, devem tentar desequilibrar o colega, empurrando-o suavemente com as mãos abertas, sem agarrar, chutar ou golpear. O objetivo é deslocar o oponente para fora de uma área delimitada no chão (um círculo desenhado com giz), mantendo o próprio equilíbrio. Durante a atividade, um aluno, chamado Lucas, demonstra grande dificuldade em manter o equilíbrio, caindo com frequência. Outro aluno, Pedro, que possui maior facilidade, começa a se aproveitar da situação, empurrando Lucas com mais força do que o combinado, visando apenas "vencer" o desafio.
Considerando a situação descrita e os objetivos pedagógicos do ensino de lutas na Educação Física escolar, analise as atitudes que o professor deve tomar diante do comportamento de Pedro.
I. Interromper imediatamente a atividade e repreender Pedro publicamente, enfatizando que seu comportamento é inaceitável e que ele deve se concentrar em outras atividades mais adequadas às suas habilidades.
II. Ignorar o comportamento de Pedro, pois a competição faz parte do aprendizado das lutas e Lucas precisa aprender a lidar com adversários mais habilidosos. Em seguida, aumentar o tamanho da área delimitada para a atividade, para que Lucas tenha mais espaço para se movimentar e evitar as quedas, sem intervir diretamente na atitude de Pedro.
III. Conversar individualmente com Pedro, explicando a importância do respeito e do desenvolvimento mútuo na atividade, incentivando-o a adaptar a intensidade dos empurrões. Em seguida, promover uma breve reflexão com a turma sobre o respeito, a empatia e a cooperação nas lutas, enfatizando o aprendizado e a evolução conjunta, respeitando os limites de cada um.
Das atitudes acima é correta o que se afirma em:
A dança, enquanto prática corporal presente na Educação Física, oferece uma série de benefícios que impactam o desenvolvimento integral dos alunos. Relacione as modalidades/manifestações da dança (primeira coluna) com seus respectivos focos de trabalho corporal e expressivo (segunda coluna), numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.

Primeira Coluna (Modalidades/Manifestações da Dança).
( 1 )Danças Folclóricas/Regionais.
( 2 )Dança Contemporânea.
( 3 )Danças Urbanas (ex: Hip Hop, Breakdance).
( 4 )Dança de Salão.

Segunda Coluna (Focos de Trabalho Corporal e Expressivo):
(__) Ênfase na improvisação, experimentação com movimentos fluidos e descontínuos, exploração do espaço e expressão de emoções complexas e subjetivas.
(__) Valorização da cultura popular e das tradições de diferentes regiões, com movimentos e ritmos característicos que expressam a identidade de um povo.
(__) Desenvolvimento da coordenação motora, ritmo, musicalidade e interação com o par, com foco na condução e na conexão entre os dançarinos.
(__) Combinação de ritmo, coordenação, força, agilidade e expressividade, com movimentos acrobáticos, giros, saltos e passos sincronizados com a música.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas.
As Práticas Corporais de Aventura (PCAs) têm ganhado espaço no contexto da Educação Física escolar, oferecendo aos alunos experiências desafiadoras e significativas em contato com a natureza ou em ambientes urbanos. Inácio et al. (2020), no artigo "Práticas Corporais de Aventura e Biografias de Movimento na educação Física escolar", exploram a utilização das Biografias de Movimento como uma ferramenta pedagógica para aprofundar a compreensão das vivências dos alunos com essas práticas.
Segundo Inácio et al. (2020), em seu artigo supramencionado, a utilização das Biografias de Movimento no contexto das PCAs na Educação Física escolar tem como principal objetivo:
A Pedagogia da Cultura Corporal, proposta por Neira e Nunes (2008), critica a visão tradicional da Educação Física, que prioriza o tecnicismo e o esportivismo. Em contraposição, essa abordagem pedagógica valoriza as diversas manifestações da cultura corporal, buscando compreender seus significados sociais, históricos e culturais, e promovendo a reflexão crítica dos alunos sobre suas próprias experiências com o movimento. Considere as afirmativas relacionadas a esse tema. Registre (V), para verdadeiras, e (F), para falsas.
(__) As práticas corporais como expressões universais e manifestações intrínsecas à natureza humana, embora influenciadas superficialmente por aspectos culturais, obedecem a um desenvolvimento motor e técnico universal, determinado somente por fatores biológicos.
(__) A análise epistemológica das práticas corporais, buscando a identificação de leis universais do movimento, requer a abstração das contingências socioculturais, concentrando-se nos aspectos estruturais e funcionais inerentes à corporeidade humana.
(__) As práticas corporais, construídas socialmente, manifestam a diversidade de dinâmicas culturais, identidades e valores que caracterizam cada grupo, configurando-se, assim, como expressões contextualmente específicas.
Assinale a alternativa com a sequência correta.