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Avalie as seguintes afirmações sobre comunicação interpessoal em ambiente de serviço público como verdadeiras (V) ou falsas (F).


I. A comunicação interpessoal em ambiente de serviço público é exclusivamente verbal, não envolvendo a utilização de comunicação escrita ou não verbal.

II. A empatia é uma competência essencial na comunicação interpessoal em serviço público, permitindo que os servidores compreendam as necessidades e preocupações dos cidadãos.

III. A hierarquia organizacional em serviço público não tem impacto na comunicação interpessoal, uma vez que todos os servidores têm papéis iguais.

IV. A comunicação clara e eficaz em serviço público ajuda a construir a confiança do público nos serviços prestados e na instituição como um todo.


Marque a opção que contem as afirmativas verdadeiras

Para o cargo de recepcionista, seja em um ambiente público ou privado, são necessárias qualidades de atendimento e interações sociais que conservem a imagem da organização. O profissional precisa cada vez mais aprimorar suas habilidades interpessoais, com atitudes positivas e comprometidas com a excelência no atendimento ao público.

Diante desse cenário, e dentre as múltiplas inteligências imprescindíveis para a adequada interação social no ambiente de trabalho, assinale a alternativa que descreve a inteligência associada à habilidade de tratar consigo próprio:
A qualidade e a imagem da organização estão relacionadas diretamente à integração e às atitudes dos servidores. Portanto, para melhorar a qualidade das relações interpessoais, o profissional de atendimento ao público deve:
São Competências e Habilidades no contexto das relações interpessoais, entre outros, EXCETO:
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A respeito das relações interpessoais, analise o itens a seguir:

I. O relacionamento interpessoal consiste na relação desenvolvida entre duas ou mais pessoas e na forma como se estabelece a comunicação entre elas. Está associado à capacidade de interação e habilidade de saber aceitar as pessoas como elas são.

II. O processo das relações interpessoais é fundamental no desenvolvimento profissional, atualmente as empresas de recrutamento e seleção fazem testes específicos para determinar se o candidato tem capacidade de relacionar-se consigo mesmo através de um processo de autoconhecimento e de manter relações saudáveis com seus colegas de trabalho.

III. No grupo ou equipe de trabalho é necessário que haja comunicação, indivíduos muito fechados e introvertidos sentem uma grande dificuldade durante a execução de tarefas e estão mais propícios ao erro por não se comunicarem adequadamente com seus colegas trocando informações que auxiliam na eficiência de todo o processo.

IV. Nos relacionamentos interpessoais é fundamental a ética de saber impor limites e de respeitar o próximo, principalmente em atividades como dinâmicas de grupo e o trabalho em equipe.



Estão CORRETOS: