Filtrar


Questões por página:
A rêmora é um pequeno peixe da família Echeneidae que associa-se aos turbarões, prendendo-se ao ventre dos membros e aguardando o momento em que o tubarão vá a caça. Quando o tubarão ataca uma presa para se alimentar, a rêmora aproveita-se dos restos dos peixes devorados e em seguida sai em busca de outro tubarão para associar-se. Assinale a alternativa que indica corretamente como é conhecida essa interação:
Espécies diferentes podem se relacionar de diversas maneiras formando associações onde há diferentes graus de dependência entre elas. Abaixo estão alguns exemplos de interação. Analise as afirmativas a seguir. I. No neutralismo, nenhuma das populações é afetadas pela associação coma outra. II. No amensalismo, uma população é inibida e a outra não é afetada. III. No parasitismo, uma população afeta a outra desfavoravelmente. IV. No comensalismo, uma população é beneficiada embora a outra não seja afetada. V. No mutualismo, o crescimento e a sobrevivência de ambas as populações são beneficiadas e qualquer delas não sobrevive em condições naturais sem a outra. Estão corretas as afirmativas:
A protocooperação, conhecida também como mutualismo facultativo, é um tipo de relação ecológica interespecífica que pode ser encontrado em distintos ambientes, sejam eles aquáticos ou terrestres. Nesse tipo de interação, ambos os organismos se beneficiam, entretanto, uma espécie pode sobreviver sem a outra. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um exemplo da relação ecológica descrita.
Com base nos tipos de interações ecológicas entre as espécies, analise as assertivas abaixo:
I – No amensalismo, uma população é beneficiada e a outra não é afetada. II – Na competição por interferência direta, duas populações se inibem ativamente entre si. III – Na protocooperação, ambas as populações se beneficiam da interação, mesmo esta não sendo obrigatória. IV – No comensalismo, o crescimento e a sobrevivência de ambas as espécies dependem obrigatoriamente da interação entre elas.
Estão corretas as afirmativas:
Machos e fêmeas da espécie Aedes aegypti, apesar de viverem no mesmo esconderijo, possuem especificidades alimentares, quando as fêmeas estão em período reprodutivo. Nessas circunstâncias, podemos afirmar que