Filtrar


Questões por página:
Seis cidades de Mato Grosso do Sul vão ter flúor na água encanada a partir de agora. A fluoretação da água encanada é considerada um importante processo para garantir que o saneamento básico cumpra sua função de ampliador da saúde pública. O procedimento, ainda não realizado em todos os lugares, agora, vai ser feito em mais seis cidades de Mato Grosso do Sul, conforme anúncio da Sanesul. A novidade, que deve beneficiar mais de 152 mil pessoas, foi definida em reunião do Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água, que tem o Governo do Estado e o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) como membros. Os municípios que passarão a contar com a fluoretação são Sidrolândia, que possui cerca de 60 mil habitantes, Miranda (com aproximadamente 28 mil), Anastácio (cerca de 25 mil), Sete Quedas (em torno de 11 mil) e Porto Murtinho (quase 18 mil), além de Guia Lopes de Laguna, com população na casa dos 10 mil atualmente.
Disponível em:<https://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/seis-cidades-de-ms-vao-ter-fluor-na-agua-encanada-a-partirde-agora >. Acesso em: 02 nov.2021.

A fluoretação é utilizada no Brasil desde 1953. Atualmente o recomendado é 0,7 mg/L de fluoreto na água. Considerando que a fluoretação ocorre por meio da adição de fluoreto de sódio, podemos afirmar que a massa aproximada desse sal para fazer a fluoretação de 1 m3 de água é
Dados: Massas molares (g/mol) Na = 23; F = 19.
O clorato de potássio (KClO3) é conhecido como “Sal de Bertholet”, sua decomposição térmica produz cloreto de potássio(KCl) e gás oxigênio(O2) .
KClO3(s) → KCl(s) + 3/2O2(g)

Essa sua propriedade é frequentemente usada em laboratórios de ensino secundário e superior para produzir gás oxigênio. Nas CNTP, uma amostra de 136 g desse sal com pureza de 90%, em uma decomposição com rendimento de 80%, libera aproximadamente qual volume de gás?
Dados: KClO3 = 122,5u
Volume molar CNTP = 22,7 L
“Todos os dias, o dia inteiro, ocorrem reações químicas, não só ao nosso redor, mas também no nosso organismo, de tal maneira que se pode dizer que a manutenção da vida depende de uma série de reações. Algumas delas são muito comuns (presentes no nosso cotidiano): a formação da ferrugem, a efervescência produzida por uma antiácido em água e a combustão de um palito de fósforo.”
(Usberco & Salvador in Química Geral)
Em todas as reações químicas, as substâncias denominadas reagentes são transformadas em substâncias diferentes, denominadas produtos. Tais reações são representadas por equações químicas devidamente balanceadas, nas quais a quantidade de átomos de cada elemento participante deve ser igual nos reagentes e nos produtos.

As equações I, II e III a seguir não estão balanceadas:



Após o devido balanceamento estequiométrico das mesmas, a sequência correta, respectivamente em I, II e III, dos coeficientes dos reagentes e produtos necessários será:
mostrar texto associado

Uma das formas da obtenção do gás nitrogênio é através da reação química do sódio com o nitrato de potássio. Sua equação química, não ajustada, é:


Na(s) + KNO3(s) → K2O(s) + Na2O(s) + N2(g).


Assinale a opção que corresponde aos coeficientes do par das substâncias, reagente e produto.

Um composto possui em sua composição 16,0% de carbono,2,7% de hidrogênio,38,0% de nitrogênio e 43,3% de oxigênio. Para o cálculo das massas de cada átomo da molécula, simulamos uma situação em que temos 100 g do composto e para saber a fórmula empírica do composto, dividimos pela massa molar de cada átomo (C = 12g mol-1, H = 1g mol-1, N = 14g mol-1 e O = 16 g mol-1 ).
Temos então a fórmula empírica como sendo ______. Porém, para sair da fórmula mínima e chegar à fórmula molecular, necessita-se saber que a massa molar desse composto é 220 g mol-1 . Sabendo-se que ______ é o número de unidades mínimas dentro da molécula, sabe-se que a molécula estudada é a ______.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.