Filtrar


Questões por página:
“Uma visão otimista da expansão das tecnologias da informação é desenvolvida pelo filósofo francês Pierre Levy (1956). Para ele, a propagação das redes socias on-line pode transformar as relações culturais e políticas, gerando novos modos de exercício da cidadania e da democracia no que ele chama de cibercultura.” (SILVA et al.2016)
Assinale a alternativa que demonstra a relação entre política e cultura no terreno da cibercultura.
A sociedade midiatizada contemporânea aprendeu a lidar com as tecnologias digitais como um sistema complexo que envolve a dualidade entre informação e comunicação, como formas interligadas dos processos de mediação do conhecimento e dos fatos. Neste sentido, pode-se afirmar que
As correntes teóricas de comunicação no início do século XX, entre as décadas de 20 e de 60, conhecidas como Mass Communication Research, foram influenciadas fortemente pela teoria matemática com a teoria da informação, pela sociologia e pela psicologia, com atenção especial para o paradigma dos efeitos, que analisava a influência da mídia sobre o público.
Entre essas teorias,
destaca-se aquela que evidencia que a comunicação é um processo de fluxos em dois níveis: o primeiro vai dos meios de comunicação aos líderes de opinião, stakeholders, e o segundo nível vai dos líderes de opinião ao público.
Esta teoria ficou conhecida como
De acordo com o professor José Marques de Melo os cidadãos têm necessidade de recorrer a uma mediação para apreender uma realidade que se tornou muito ampla para ser captada pelos mecanismos de sensorialidade individual.
(Adaptado de: MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. 2. ed. Revisitada. Petrópolis: Vozes,1994, p.63)
Esta é, portanto, a justificativa para
A Escola de Frankfurt foi composta por pensadores e cientistas sociais alemães, entre eles Theodor Adorno e Max Horkeimer, que criaram o conceito de “indústria cultural”. Tal conceito está relacionado à(s):