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“Tida como uma das obras-símbolo da prosperidade dos governos federal e estadual, que tornaria o Piauí merecedor de sediar até jogos da seleção brasileira, equipe tão cortejada e aplaudida no período, considerada expressão maior do progresso vivido no país e alavanca da empreitada de construção da autoestima da população local, o Albertão foi palco de uma grande festa que sediou o jogo do time carioca Fluminense contra o time piauiense Tiradentes". (FONTINELES, Cláudia. Estádio Albertão: entre a memória recitada e o apagamento de rastros. In: NASCIMENTO, F. A. do. Sentimentos e ressentimentos em cidades brasileiras. Teresina: EDUFPI,2010, p.102). O fragmento acima faz referência a um importante momento da história recente do país, conhecido como Milagre Econômico, período de excepcional crescimento econômico, resultante de um severo endividamento externo. Acerca do Piauí, no período, e os investimentos feitos com a construção do estádio de futebol Albertão, podemos afirmar CORRETAMENTE:
“Na madrugada do dia 31 de março de 1964, um golpe militar foi deflagrado contra o governo legalmente constituído de João Goulart. A falta de reação do governo e dos grupos que lhe davam apoio foi notável. Não se conseguiu articular os militares legalistas. Também fracassou uma greve geral proposta pelo Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) em apoio ao governo. João Goulart, em busca de segurança, viajou no dia 1º de abril do Rio para Brasília, e em seguida para Porto Alegre, onde Leonel Brizola tentava organizar a resistência com apoio de oficiais legalistas, a exemplo do que ocorrera em 1961. Apesar da insistência de Brizola, Jango desistiu de um confronto militar com os golpistas e seguiu para o exílio no Uruguai, de onde só retornaria ao Brasil para ser sepultado, em 1976.”
(Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Golpe1964.)
Nesse contexto específico (o do Golpe de 1964), antes mesmo de Jango deixar o país, o presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, já havia declarado vaga à presidência da República, que foi então:

Observe a imagem a seguir.




(Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra43451/declaracao-universal-dos-direitos-do-homem.)
No decorrer da Ditadura Militar no Brasil houve o desenvolvimento de uma arte, uma forma de expressão revolucionária, exemplificada, entre outros fatores, pela criação do CPC – Centro Popular de Cultura, ligado à UNE (União Nacional dos Estudantes). Essa cultura era conhecida em alguns meios como:
Em 2018, a decretação do AI-5 (Ato Institucional número 5) completa 50 anos. Baixado em 13 de dezembro de 1968, assinado pelo general-presidente Arthur da Costa e Silva, o AI-5 fazia parte de uma estratégia da chamada “linha dura” do regime militar que se encontrava descontente com os rumos da política brasileira. Composto por 12 artigos que instauraram um regime de exceção ainda mais violento do que aquele que estava em vigor. A instauração do AI5 trouxe desdobramentos muito fortes no país, entre eles:
Leia o poema a seguir e assinale a alternativa correta: Intermezzo (Intertexto) Bertold Brecht
Primeiro levaram os negros Mas não me importei com isso Eu não era negro Em seguida levaram alguns operários Mas não me importei com isso Eu também não era operário Depois prenderam os miseráveis Mas não me importei com isso Porque eu não sou miserável Depois agarraram uns desempregados Mas como tenho meu emprego Também não me importei Agora estão me levando Mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém Ninguém se importa comigo.