Filtrar


Questões por página:
Leia o texto escrito pela historiadora Mary Del Priore (In: Historiografia Brasileira em Perspectiva):
“Fundada, pois, na constatação da negação e do esquecimento, a história da mulher emergiu e ganhou musculatura (…), atrelada à explosão do feminismo, articulada ao florescimento da antropologia e da história das mentalidades, bem como às novas aquisições da história social e às pesquisas, até então inéditas, sobre a memória popular. Este foi um período fundamental, no qual as feministas fizeram a história da mulher, antes mesmo dos historiadores. (…) Dois pólos fundamentais de reflexão ou duas preocupações estruturavam esta efervescência intelectual: fazer surgir as mulheres no seio de uma história pouco preocupada com as diferenças sexuais e demonstrar a opressão, a exploração e a dominação que sofriam e que as subjugava.”
Nesse texto, a autora faz referência específica a qual período histórico?
Observe a descrição a seguir de um dos governos militares: “No governo X, período conhecido como ‘anos de chumbo’, o poder ditatorial e a violência repressiva contra as oposições foram ainda maiores. Os direitos fundamentais dos cidadãos foram suspensos. Qualquer um que se opusesse ao governo podia ser preso. Nas escolas, nas fábricas, nos teatros, na imprensa sentia-se a ‘mão de ferro’ do autoritarismo”. Tais características se referem ao governo de:
A Quarta República, também conhecida como República Populista, foi um período da história brasileira iniciado em 1946, com a posse de Eurico Gaspar Dutra, e finalizado em 1964, com o Golpe Civil-Militar que marcou o início da Ditadura Militar no Brasil. Sobre tal período, analise as afirmativas a seguir.
I. Foram presidentes do Brasil neste período José Linhares e Júlio Prestes. II. Foi um período marcado pela industrialização e urbanização brasileira. III. As forças políticas que se destacaram no período são: PTB, PSD e UDN, bem como as forças secundárias: PSP, PDC e PCB. IV. A redemocratização foi intermediada pelo Golpe de 1964.
Está correto o que se afirma apenas em

Os números variam, mas uma coisa é certa: este comício foi a maior manifestação já realizada em São Paulo desde a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em 1964.

Os verdadeiros heróis nesse 25 de janeiro de 1984 foram as 300 mil pessoas que provaram ser possível fazer política com amor, garra e alegria. O povo se aglomerava, discutia, pulava. Ali havia adeptos do PT, PMDB, PCB, PC do B, PTB, PDT, até mesmo alguns solitários pedessistas.


(Carlos Brickmann, In: 20 textos que fizeram história. Apud: Conceição

Cabrini et al, História temática: o mundo dos cidadãos)


O texto apresenta uma manifestação

Leia o excerto a seguir. “As classes dominantes, sob liderança do bloco multinacional e associado, empreenderam uma campanha ideológica e político-militar em frentes diversas, através de uma série de instituições e organizações de classe, muitas das quais eram partes integrantes do sistema político populista.” (DREIFUSS, René Armand.1964: a Conquista do Estado–Ação Política, Poder e Golpe de Classe. 4 ed. Petrópolis: Vozes,1986. p.483.) Relacionando as motivações do golpe militar de 1964 no Brasil, expostas no excerto, com a cultura política brasileira, assinale a alternativa correta: