Filtrar


Questões por página:
“Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.” (Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961). O Manifesto acima transcrito está a revelar que os militares:
As primeiras Ligas Camponesas surgiram no Brasil em 1945 após a redemocratização depois da ditadura de Getúlio Vargas. Na Paraíba antes esquecida, vítima da miséria, da seca e da fome, as Ligas Camponesas:

.Leia o trecho a seguir.

“Utilizando o Plano Real, o político, sociólogo e professor Fernando Henrique Cardoso, foi eleito e reeleito pela primeira vez na história do Brasil, e em primeiro turno, presidente do país. Assumiu a presidência da República apoiado por uma confortável maioria no Congresso [...] Graças ao apoio do Congresso, FHC conseguiu a aprovação para inúmeras emendas constitucionais.” SCHMIDT, Mario. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração,2008. p.791.

Assinale a alternativa que apresenta uma das emendas constitucionais que foram aprovadas no governo de FHC.

A posse do presidente Juscelino Kubitschek foi cercada por uma tentativa de golpe e anulação da eleição. Ainda no primeiro mês de seu mandato, o então presidente enfrentou uma revolta de militares insatisfeitos com sua eleição, que, liderados pelo major Haroldo Veloso e pelo Capitão José Chaves Limeirão, organizaram um levante contra seu governo.

Esse levante foi batizado como:

“O Plano de Metas previa que fosse alcançada a produção de 170 mil veículos anualmente (automóveis, utilitários, caminhões e ônibus), [...]. As metas quantitativas eram acompanhadas de metas referentes a índices de nacionalização: 95% para automóveis e 90% para os demais. [...] A estratégia do governo para o setor automobilístico baseou-se na garantia de reserva de mercado às firmas entrantes: tornou-se impossível importar autoveículos em fase de restrições de toda a sorte [...]”

ABREU, Marcelo de Paiva. O processo econômico. In: SCHWARCZ, Lilia M. (direção) História do Brasil Nação: 1808- 2010. V.4. Olhando para dentro,1930-1964. Coord. Ângela de Castro Gomes. Rio de Janeiro: Objetiva,2013. p.215-6.


A fabricação de automóveis tornou-se o verdadeiro ícone da modernidade, sendo um dos pontos de destaque do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek.


Considerando a implementação dessa meta, é correto afirmar: