Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Tendo os trechos dos documentos históricos precedentes como referência inicial, julgue o seguinte item, acerca do período democrático (1946 – 1964) instituído ao fim do Estado Novo, do regime militar, e do processo de redemocratização do Brasil.


As adversidades políticas mencionadas por Juscelino Kubitschek em seu discurso estiveram presentes desde sua candidatura e posse e foram motivadas pela oposição, para quem JK e o vice-presidente João Goulart representavam a continuidade da política nacional-desenvolvimentista de Vargas.

Observe a imagem a seguir.



Essa fotografia foi tirada em 1961, na posse de Jânio Quadros na presidência da República, e mostra João Goulart, recém-eleito vice-presidente; Jânio Quadros, discursando com a faixa presidencial; Juscelino Kubitschek, antecessor de Jânio na presidência.


A imagem registra um momento marcante da vida política nacional, pois

A seguir estão trechos de Constituições brasileiras.


I. Art.14 A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos (…).

II. Art.70 São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos, que se alistarem na forma da lei. § 1° Não podem alistar-se eleitores para as eleições federais, ou para as dos Estados:

(…) 2° Os analfabetos; (…).

III. Art.131 São eleitores os brasileiros maiores de dezoito anos que se alistarem na forma da lei.

Art.132 Não podem alistar-se eleitores:

I – os analfabetos; (…).

Art.133 O alistamento e o voto são obrigatórios para os brasileiros de ambos os sexos, salvo as exceções previstas em lei.


É correto afirmar que os trechos das Constituições citados correspondem, na ordem I, II e III, aos contextos históricos:

Observe a imagem a seguir.


A capa da Revista Manchete, de agosto de 1961, retrata a

'"Os restos mortais do ex-presidente da República João Goulart começaram a ser exumados nesta quarta-feira, em São Borja, a 594 quilômetros de Porto Alegre (RS). Os exames fazem parte dos esforços da Comissão Nacional da Verdade (CNV) para determinar se Jango foi ou não assassinado durante a ditadura militar.” (Jornal do Brasil,13 de novembro de 2013) A respeito da conjuntura política do período histórico citado no texto, é correto afirmar que João Goulart