Filtrar
48 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 10
Questões por página:
Trecho I
“No século XVIII, filósofos iluministas e enciclopedistas se levantaram através de escritos contra as ideias da época, principalmente contra o absolutismo. O Estado, tão presente durante o Mercantilismo, deveria se afastar. Sua função seria: defender a propriedade privada e vigiar o cumprimento de contratos. A natureza seria o melhor guia do homem. Alguns deles defendiam, entre outras coisas, que Deus (a Providência) dispôs as coisas de tal forma que, se as pessoas forem deixadas livres para alcançar seus sonhos, eles vão naturalmente agir favorecendo o melhor para a sociedade. Independente de terem ou não a intenção, as pessoas ajudam umas às outras, no intuito de auxiliar a si mesmas. Segundo esse pensamento, até mesmo os mais gananciosos levam, frequentemente, aos mais favoráveis resultados para todos. Considera-se este o trabalho da ‘mão invisível’ da Providência.”
(Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/37072/adam-smith.)
Trecho II
“Esse processo remonta a dois momentos diversos: 1) à virada do século XIX para o século XX e 2) ao período dos anos 1980 e 1990. Nele acentuam duas grandes exigências gerais e complementares: privatizar empresas estatais e serviços públicos, por um lado; por outro, ‘desregulamentar’, ou antes, criar novas regulamentações, um novo quadro legal que diminua a interferência dos poderes públicos sobre os empreendimentos privados. O Estado deveria transferir ao setor privado as atividades produtivas em que indevidamente se metera e deixar a cargo da disciplina do mercado as atividades regulatórias que em vão tentara estabelecer.”
(Disponível em: https://reginaldomoraes.files.wordpress.com/2016/01.)
Os trechos anteriormente citados tematizam dois processos econômicos distintos, mas ao mesmo tempo complementares. Referem-se respectivamente:
A respeito do Iluminismo e de seu legado, julgue o item seguinte.
Segundo críticas contemporâneas ao Iluminismo, a crença iluminista no progresso linear e no domínio da razão levou ao imperialismo, à destruição ambiental e a uma visão tecnocrática da sociedade.
A respeito do Iluminismo e de seu legado, julgue o item seguinte.
O crescente movimento antivacina na atualidade e a negação da ciência no contexto da pandemia de covid-19 são manifestações da continuidade dos valores iluministas.
A respeito do Iluminismo e de seu legado, julgue o item seguinte.
O Iluminismo promoveu no século XVIII a ideia de que o uso da razão era o caminho mais seguro para o progresso humano, defendendo a superação das crenças religiosas e das tradições irracionais.
A respeito do Iluminismo e de seu legado, julgue o item seguinte.
O legado do Iluminismo pode ser observado na previsão legal da educação pública e gratuita como direito fundamental e na defesa dos direitos humanos e das liberdades individuais, valores fundamentais para as democracias modernas.