Filtrar


Questões por página:
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) os atendimentos à população infantil são frequentes e as decisões de tratamento devem ser pautadas na saúde integral, idade e queixa principal. Dessa forma, considerando um caso clínico hipotético de determinado paciente com 7 anos de idade, queixa de dor, edema extrabucal, lesão cariosa severa, ausência de febre/prostração e sem alergia à medicação, assinale a alternativa correta.
A implementação das ações de políticas públicas voltadas para promoção e prevenção de saúde bucal objetiva diminuir intervenções dentárias desnecessárias no paciente. Desse modo, é importante entender a abordagem atualizada da cárie dentária como uma doença:
De acordo com a expectativa de vida da população, os profissionais têm adotado em sua filosofia de cuidados a Odontologia de Mínima Intervenção (OMI); marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A OMI deve ser aplicada para qualquer paciente, independente da idade.

( ) A OMI pode ser utilizada em dentes decíduos e permanentes.

( ) Na OMI, as trocas de restaurações devem ser priorizadas em detrimento aos reparos das restaurações.

( ) A OMI objetiva manter dentes funcionais até a adolescência.

A sequência está correta em
Os resultados dos dois últimos levantamentos epidemiológicos nacionais – SB Brasil 2003 e 2010 – mostraram mudanças no perfil epidemiológico das doenças bucais. Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao perfil epidemiológico em crianças.
Durante anos, a odontologia esteve à margem das políticas públicas de saúde. Para mudar esse quadro, em 2004, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente. Esse Programa constitui-se de uma série de medidas que têm como objetivo garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e para a qualidade de vida da população. Qual destas linhas de ação não corresponde exatamente à Política Nacional de Saúde Bucal descrita pelo Ministério da Saúde em 2022?