Filtrar


Questões por página:
O médico clínico atende um paciente de 50 anos, assintomático, com o seguinte hemograma: hemoglobina 14 g/dL, leucometria 5600/mm3 (diferencial normal) e plaquetas 80 mil/mm3. O exame físico é normal e não há comorbidades. A próxima etapa da investigação é:
Um homem de 25 anos apresenta disúria e descarga uretral. Não tem febre, adenopatia nem dor lombar. A conduta mais apropriada é:
Um homem de 50 anos, com sobrepeso e sedentário, apresenta perfil lipídico com colesterol LDL 110 mg/dl, HDL 25 mg/dl e triglicerídeos 340 mg/dl. A melhor intervenção terapêutica é:
M.J.B,70 anos, portadora de diabetes mellitus e doença renal crônica estágio 5, em processo de preparação para terapia renal substitutiva (TRS), comparece à unidade básica de saúde (UBS) com os seguintes exames laboratoriais: Hb: 8,2; ferritina: 70; e índice de saturação de transferrina: 6. Na fisiopatologia da anemia secundária da doença renal crônica, é possível identificar:

Com relação às hepatites virais, julgue o item subsecutivo.

Recomenda-se a associação de sofosbuvir com daclatasvir para pacientes portadores de hepatite C crônica genótipo 1 coinfectados com HIV.